Patches “RT” em tempo real atualizados em relação ao desenvolvimento atual do Linux 6.7

Isso deve garanir atualizações mais rápidas.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Os patches “RT” em tempo real atualizados em relação ao desenvolvimento atual do Linux 6.7. Lançados na quinta-feira foram os patches “PREEMPT_RT” em tempo real do Linux v6.7-rc2-rt1 que agora re-baseiam os patches RT contra a série de kernel Linux 6.7 em desenvolvimento.

A v6.7-rc2-rt1 é a primeira re-base dos patches para Linux 6.7 de seu estado anterior v6.6-rt15. Além de fazer alterações para acomodar as mudanças do Linux 6.7, nenhuma outra diferença de funcionalidade é encontrada com a nova série de patches.

Como está agora, existem 90 patches que compõem a série de patches em tempo real para Linux 6.7. No entanto, vários desses patches são bastante básicos como um patch cada para adicionar as novas opções do Kconfig a cada uma das arquiteturas de CPU suportadas. Além de várias outras pequenas alterações em drivers individuais que são necessárias na presença de uma compilação de kernel em tempo real.

Patches “RT” em tempo real atualizados em relação ao desenvolvimento atual do Linux 6.7

Os interessados podem encontrar os patches em tempo real baseados para Linux 6.7-rc2 através deste anúncio de lançamento.

O principal trabalho que resta antes que os patches em tempo real possam ser finalmente upstream em completo giram em torno do trabalho em andamento para consoles sem bloqueio rosqueados. Esse trabalho continua e esperamos que todos estejam totalmente prontos em 2024 para que os patches em tempo real possam finalmente cruzar a linha de chegada depois de serem mantidos por muitos anos fora da árvore.

Atomic Async Page Flips esperado para pousar para Linux 6.8

Após a drm-misc-next pull que adicionou o novo driver Imagination PowerVRM DRM, os três patches para DRM_MODE_PAGE_FLIP_ASYNC atômicas foram enfileirados no drm-misc-next. Agora que este suporte a flip de página assíncrona atômica está em drm-misc-next, na próxima semana ele deve aparecer no DRM-Next e, por sua vez, torná-lo para o kernel Linux 6.8 no novo ano.

Patches "RT" em tempo real atualizados em relação ao desenvolvimento atual do Linux 6.7
Patches “RT” em tempo real atualizados em relação ao desenvolvimento atual do Linux 6.7.

Voltando a meados de 2022, houve uma proposta de virada de página assíncrona com interesse da Valve e planejando usá-la dentro do Gamescope. DRM_MODE_PAGE_FLIP_ASYNC em si existe há anos, mas não está conectado ao caminho de código DRM/KMS para confirmações atômicas. Este DRM_MODE_PAGE_FLIP_ASYNC suporte atômico depois de ser flutuado nas listas de discussão por mais de um ano está finalmente a caminho da linha principal para ajudar os jogadores Linux.

O Gamescope já define DRM_MODE_PAGE_FLIP_ASYNC desde o ano passado com o pull “Async flip stuff” e inicialmente conectado em torno do protocolo Wayland gamescope_tearing_control_unstable_v1, enquanto desde então tem sido o protocolo de controle de rasgo mais formalizado para aqueles que querem o melhor desempenho sob o risco de rasgar a tela.

Os drivers DRM individuais precisam suportar DRM_MODE_PAGE_FLIP_ASYNC mas o marco principal agora é que ele está no drm-misc-next em seu caminho para o Linux 6.8.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.