Patente da Samsung usa duas câmeras sob a tela para reconhecimento facial!

A empresa entrou com o registro de patente no KIPRIS

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Um pedido de patente pela Samsung pode indicar que a empresa está trabalhando no reconhecimento facial para inserir em seus smartphones Galaxy. A patente da Samsung usa duas câmeras sob a tela para o reconhecimento facial.

A tecnologia é descrita em um pedido de patente que a Samsung registrou no KIPRIS (Serviço de Informações sobre Direitos de Propriedade Intelectual da Coréia) em março de 2021. O documento em questão foi divulgado na semana passada e escolhido por uma publicação holandesa, aponta o GSMArena.

Patente da Samsung

Em sua essência, a ideia é bastante direta. O smartphone obtém várias imagens do usuário de dois ângulos para construir melhor um modelo 3D do rosto e usá-lo para fins de autenticação.

A Samsung menciona especificamente o uso de câmeras sob a tela, o que é interessante por si só. Até agora, a empresa experimentou mais ou menos a tecnologia em sua linha Galaxy Fold sem um lançamento mais amplo. Uma especulação seria que a Samsung está explorando essa nova tecnologia UDC dupla para seus dobráveis.

Apesar disso, acreditamos que a tecnologia tem implicações mais amplas e que o desejo de usar câmeras UDC decorre da necessidade de ter as duas câmeras espaçadas o máximo possível para obter dois ângulos diferentes do usuário. Isso pode exigir a colocação de uma câmera perto da parte inferior do telefone em torno de onde as impressões digitais subexibidas residem agora. Talvez até combinando os dois em um módulo óptico.

patente-da-samsung-usa-duas-cameras-sob-a-tela-para-reconhecimento-facial
Imagem: Reprodução | GSMArena

Câmeras sob a tela para reconhecimento facial

A patente não entra em tantos detalhes. No entanto, ela mostra uma maquete de um telefone estilo “laje” comum com duas câmeras UDC, uma na parte superior e outra na parte inferior.

Outra coisa mencionada na patente é medir o tamanho da pupila. A ideia é que o tamanho da pupila de um ser humano deve variar dependendo das condições de iluminação. Isso pode ser usado como uma medida de segurança extra contra o uso de coisas como fotos ou máscaras para enganar a autenticação facial.

patente-da-samsung-usa-duas-cameras-sob-a-tela-para-reconhecimento-facial
Imagem: Reprodução | GSMArena

O conceito é interessante, mas deve-se notar que, nesta fase, é apenas um conceito, não um produto real ou qualquer indicação de um. Ainda assim, ficaremos atentos a novos desenvolvimentos.

Esperamos que a Samsung possa inserir essa tecnologia em seus smartphones no futuro. Assim, teríamos ainda mais segurança na hora de desbloquear nossos aparelhos. De qualquer forma, não sabemos se isso pode demorar ou nunca chegar.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.