Patente da Tesla abre caminho para sistemas de bateria compactos que são mais fáceis de produzir

Bateria do Tesla Model 3. Foto: Reprodução / TESLARATI.

O uso de baterias pela Tesla em seus veículos elétricos é crucial para o funcionamento deles. Os sistemas de bateria da empresa são o padrão do setor, pois oferecem mais alcance e densidade do que seus concorrentes. Neste artigo, veja como uma patente da Tesla vai ajudar no desenvolvimento da bateria do futuro.

Patente da Tesla abre caminho para sistemas de bateria compactos

Embora o atual sistema de baterias da Tesla seja o melhor, ele ainda pode ser mais econômico. As próprias baterias custam muito para fabricar. Além disso, também custam muito para serem substituídas por um proprietário de algum carro da empresa. O objetivo da patente recém-apresentada pela empresa é criar um sistema mais eficiente que simplifique todo o componente da bateria combinando os vários sistemas de bateria em um único módulo.

As células pequenas da bateria são mais vantajosas do que as células grandes por várias razões, incluindo tempo, segurança, gerenciamento térmico e produção de energia. Todos esses fatores destacariam as vantagens dos pequenos sistemas de bateria e permitiriam um aumento na produtividade das células da bateria. As células menores significam que “seria necessário um comprimento menor do material do eletrodo”.

Um conjunto de baterias composto por vários sistemas de bateria agrupados e posicionados dentro de um contêiner. Crédito: US Patent Office.

O novo sistema organizaria as células da bateria na vertical. As múltiplas células funcionariam uma com a outra ao serem conectadas a uma série de placas coletoras com abas nas extremidades positiva e negativa da bateria. As abas seriam conectadas a um terminal positivo ou negativo da célula da bateria. Isso seria feito com várias séries de baterias, todas com responsabilidades diferentes em todo o veículo. Todos eles, no entanto, seriam alojados em um único recipiente de bateria, permitindo que engenheiros ou técnicos de serviço acessem facilmente cada sistema de bateria.

Mudanças que ajudarão na eficiência

A adição desta nova patente pode ajudar a reduzir custos utilizando células de bateria menores em sistemas de bateria. A patente afirma que, embora a produção aumente devido ao tamanho reduzido e à necessidade de materiais, as pequenas células podem aumentar a complexidade da fabricação dos sistemas. Isso torna as baterias da Tesla ainda mais fáceis de produzir.

Por exemplo, com o uso de muitas células de pequeno formato, prevê-se que várias interconexões elétricas possam ser necessárias para realizar o transporte de corrente do grande número de células de pequeno formato e isso também pode contribuir para a complexidade no design e fabricação do sistema de bateria. A célula da bateria também pode ter algumas funcionalidades que podem ser redundantes quando agregadas ao sistema da bateria. Como cada célula da bateria seria fabricada independentemente de outras, tempo e recursos precisariam ser gastos posteriormente para combinar as células e formar as interconexões com os coletores de corrente, por meio de um processo de soldagem. Portanto, é necessário produzir módulos de bateria de maneira simplificada.

O futuro precisa dessas mudanças

As inovações oferecidas pela patente recentemente publicada da Tesla podem permitir à montadora de carros equipar seus veículos com baterias compactas e de alta densidade. Isso seria crucial para os veículos futuros, como o Roadster de próxima geração, a Tesla Pickup Truck e o Tesla Semi, que devem exigir baterias grandes para atingir seu propósito e, portanto, exigiriam um grande número de células da fabricante de carros elétricos.

A Tesla é especialista em termos de baterias, já que os veículos da empresa têm um alcance consideravelmente maior que o dos veículos de seus concorrentes. Por exemplo, uma variante do Tesla Model S Performance contém uma bateria de 100 kWh, com um alcance estimado em 365 milhas quando carregado em sua capacidade total. O recém-lançado Porsche Taycan Turbo S contém uma bateria de 93,4 kWh com um alcance estimado em 256 milhas com carga total.

O texto completo da nova patente de design de bateria da Tesla pode ser acessado aqui.

Neste artigo, você viu que uma patente da Tesla abre caminho para sistemas de bateria compactos que são mais fáceis de produzir.

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Fonte: TESLARATI

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