Hoje é:07/03/2021
Patrocinadores Platinum da Copyleft Conf são acusados de ataques ao criador da Copyleft, Richard Stallman

Patrocinadores Platinum da Copyleft Conf são acusados de ataques ao criador da Copyleft, Richard Stallman

O que Google, Microsoft e outros gigantes têm em comum no mundo do software livre? Se apostou em projetos como Chromium, Android Windows Subsystem for Linux, GitHub e outros, acertou em parte. Essas empresas são também patrocinadoras platinum do projeto Copyleft. Porém, estranhamente, segundo participantes da conferência sobre Copyleft, elas são também as que mais atacam o criador da própria Copyleft, Richard Stallman.

De acordo com uma longa matéria da TechRights, é algo realmente perturbador que vem ocorrendo acontecendo no SFC, a sigla em inglês para Software Freedom Conservancy. De acordo com a publicação:

A SFC tem um problema crescente de confiança ou crise de confiança, porque as pessoas lá fora não têm certeza do que ela representa ou de quem ela representa.

Por que o SFC recebe dinheiro da Microsoft?, questiona a nota da TechRights.  O que isso significa para a SFC? O que isso pode dizer sobre as origens do Copyleft Conf e seu objetivo? Lembre-se de que, para manter o dinheiro chegando no próximo ano (e em outros anos futuros), eles também devem ter cuidado com o que dizem publicamente sobre a Microsoft e sobre seus registros, por exemplo, suborno, abusos antitruste, trabalho que mata pessoas e vários crimes óbvios ( com condenações ).

O TechRights afirma que o dinheiro dado pela Microsoft representa uma migalha para empresa mas é importantíssimo para a sobrevivência da SFC. Ajuda a pagar o aluguel, a comida e assim por diante.

 Isso pode tornar o SFC quase dependente da Microsoft. E isso é um problema. Lembre-se de que, na política ou nas esferas políticas, é assim que a forma mais clássica e provável de suborno funciona.

TechRights versus SFC

Patrocinadores Platinum da Copyleft Conf são acusados de ataques ao criador da Copyleft, Richard Stallman

Pedimos à SFC para comentar sobre isso; demos a eles a chance de explicar ou esclarecer. Meio dia depois, a equipe do Conservancy não respondeu a esse pedido de comentário, por isso decidimos continuar a história e digitá-la. Também estendemos a oferta de resposta por mais algumas horas. Então lembre; educadamente, procuramos comentários, mas eles se recusam a explicar o que foi dito acima.

A Microsoft, sem dúvida, está por trás de várias campanhas anti-GPL, então a SFC não pode apenas alegar que a Microsoft mudou; A Microsoft apenas deu a eles “alguma mudança” (dinheiro pequeno ou um troco para a Microsoft, mas muito para SFC).

Todos esses ‘estudos’ anti-GPL baseados no GitHub nos lembram que a agenda hostil da GPL da Microsoft só foi adotada em vários anos nos últimos anos; esses são todos da Microsoft. A Microsoft não é apenas um violador da GPL; A Microsoft foi pega várias vezes.

Então, por que uma empresa anti-GPL é um “Patrocinador Platinum” deste evento? É algo estranho para algo chamado “Software Freedom Conservancy”. Mas lembre-se de que essas são as mesmas pessoas que expulsaram Richard Stallman da FSF.

O comunicado

Patrocinadores Platinum da Copyleft Conf são acusados de ataques ao criador da Copyleft, Richard Stallman

O TechRights divulgou um comunicado da SFC sobre esses patrocínios. A mensagem de email de Deb Nicholson foi reimpressa pelo LWN e fala sobre a realização do Copyleft Conf, divulgando seus vídeos e palestras realizadas. Contudo, chama a atenção para “quem patrocinou essa coisa

a mensagem do evento é espertamente disfarçada de “ética” e tolerância; mas no fundo as pessoas que administram e patrocinam esse evento sabem o que procuram realizar. Lembre-se das violações deliberadas da VMware à GPL e ao encobrimento deste caso.

A SFC, acusa a TechRights, tem uma forte conexão com a Microsoft. Portanto, segundo ela, patrocinadores Platinum da Copyleft Conf são acusados de ataques ao criador da Copyleft, Richard Stallman.

A nota completa você pode acompanhar no link a seguir: patrocinadores Platinum (superior) da Copyleft Conf são empresas que atacam o pai da Copyleft, Richard Stallman

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.