pc-gaming-no-linux-7-perguntas-e-preocupacoes-comuns

Christian Cawley escreveu um artigo muito interessante para quem pretende jogar usando o Linux. Isso mesmo, ter um PC Gaming com Linux. Assim, ele respondeu a algumas perguntas que os usuários sempre fazem e que também são motivo de negativas ou rejeição quando é cogitada a possibilidade de migrar do Windows para Linux no mundo do jogos.

Você usa um PC com Windows, mas está pensando em experimentar o Linux. O único problema: sem jogos. Afinal, você não pode jogar no Linux, certo?

Errado!

Qualquer coisa que você possa fazer com um computador Windows, você pode fazer com o Linux. Isso inclui assistir e editar filmes, reproduzir música local e streaming, navegação padrão e tarefas de escritório … e sim, até jogos.

Na verdade, o Linux tem quase tantas opções quanto o Windows, tornando-se uma ótima alternativa. Este artigo contém tudo o que você precisa saber sobre jogos no Linux.

1. Sim, você pode jogar no Linux!

Nós estabelecemos que você pode jogar no Linux. Mas quantos jogos? Quão bons eles são? Os títulos modernos são lançados no Linux? Tantas perguntas!

Resumindo, existem cinco tipos de jogos que você pode jogar no Linux:

  • Jogos nativos do Linux
  • Jogos do Windows no Linux
  • Jogos do Navegador
  • Jogos de Terminal
  • Jogos retro

Dessa lista, os dois primeiros são os que você pode estar mais interessado, vindo de um PC com Windows. Mas jogar versões Linux dos jogos populares e rodar os originais do Windows dentro do Linux pode simplesmente abrir um novo mundo de jogos para você.

2. Onde posso encontrar jogos nativos do Linux?

Você acha que é fácil encontrar jogos do Windows? Deixe-nos dizer uma coisa: é muito fácil encontrar jogos para Linux. Não, os jogos do Linux são encontrados quase exclusivamente on-line geralmente nos mesmos locais onde você encontra os jogos do Windows.

Buscando Jogos Linux via Steam

PC Gaming no Linux: 7 perguntas e preocupações comuns

Sem dúvida, o primeiro lugar que você deve procurar por jogos Linux é na Steam. Embora possa ser um serviço proprietário, a maioria das versões Linux de jogos populares que você conhece do Windows estão hospedadas aqui. Um vasto número de títulos está disponível na biblioteca do Linux; muitos dos principais títulos são lançados simultaneamente no Windows, macOS e Linux atualmente.

Você pode encontrar vários jogos Linux disponíveis no Steam, desde os melhores MMORPGs jogáveis no Linux até jogos de estratégia de alta qualidade que suportam o Linux.

Note que os jogos Linux são destinados principalmente para distribuições baseadas no Ubuntu. Você também não verá o emblema do Tux no Steam. A Valve lançou sua própria distribuição Linux baseada no Ubuntu chamada de SteamOS, e os jogos Linux disponíveis no Steam exibem esta logo.

Saiba que você não precisa usar o SteamOS para reproduzir títulos Steam no Linux. Basta instalar o cliente Steam no seu PC com Linux e pronto, sem mistério!

Encontrando Jogos Linux via GOG

Os jogos Linux também podem ser encontrados no GOG, onde a famosa frase  “bons e velhos jogos” faz jus. Qualquer que seja a era do jogo, no entanto, muitos foram empacotados com o software necessário (que veremos abaixo) para habilitar a jogabilidade do Linux. Basta ir ao gog.com para navegar pela biblioteca e criar uma uma conta.

Buscando Jogos Linux via Penguspy

Se você está procurando por títulos de código aberto, então este é o lugar certo. Embora títulos gratuitos, pagos e fechados também estejam disponíveis, o Penguspy oferece uma coleção de títulos para você analisar e encontrar um jogo dentro do seu interesse. É uma boa ideia verificar as classificações antes de instalar. Você não encontrará os jogos diretamente no Penguspy. No entanto, você vai encontrar links para as páginas de cada título.

Buscando Jogos Linux via Humble Store

Outra loja on-line que vende jogos para usuários de Linux, o humblebundle.com invariavelmente fornece chaves para jogos via Steam. No entanto, é provável que você encontre grandes descontos na Loja Humble.

Encontrando Jogos Linux via Linux Game Database

Da mesma forma, o Linux Game Database (ou abreviado LGDb) tem uma grande coleção de jogos. Você pode verificar capturas de tela, ler descrições e verificar classificações. Ao contrário do Penguspy, o LGDb fornecerá links para quase todos os jogos Linux, incluindo aqueles no Steam.

Buscando Jogos Linux via Itch.io

A casa dos jogos indie na internet, itch.io apresenta uma série de jogos Linux. Você pode identificá-los através do logotipo do Tux, ou encontrá-los todos através desta página já com filtro.

Encontrando Jogos Linux via Game Jolt

Outro site crucial para jogos indie e desenvolvedores, o Game Jolt também inclui vários jogos de Linux em sua biblioteca.

Sistemas Operacionais Linux focados em Jogos

Outro lugar para encontrar jogos Linux é instalar um sistema operacional Linux que foi projetado apenas para jogos. Essas distribuições têm os jogos integrados ou acessíveis no repositório ou na loja de aplicativos. Mas note que você não precisa de uma distribuição focada em jogos do Linux. Quase todas as distribuições do Linux possuem jogos disponíveis em seus repositórios.

E sobre os jogos portáteis do Linux?

Se, por algum motivo, você preferir que seus jogos Linux sejam executados em mídias externas (como um pendrive ou cartão SD), os jogos portáteis podem ser mais adequados. Uma boa seleção deles pode ser encontrada em portablelinuxgames.org.

3. Como posso obter jogos do Windows no Linux?

Ainda preocupado que você não conseguirá jogar seus jogos favoritos do Windows no Linux? Vamos esclarecer isso!

A maioria dos jogos do Windows que não foi lançada para Linux pode ser executada usando o Wine. Este é um software que cria o ambiente certo no Linux para que os jogos do Windows sejam executados. Três opções estão disponíveis para o Wine.

  • Wine: Este é o projeto original, mas é um pouco difícil de usar sozinho.
  • PlayOnLinux: Uma versão mais útil do Wine, isso permite que você instale seus jogos do Windows com as configurações corretas através de uma interface de usuário sofisticada.
  • Crossover: Uma versão paga do Wine, o Crossover apresenta correções e melhorias antes de serem incluídas no Wine. Isso significa que o Crossover permite que você jogue mais jogos do que o Wine “puro”.

Se nenhuma dessas soluções funcionar para o jogo que você está tentando executar no Linux, tente instalar uma máquina virtual do Windows .

4. E sobre os jogos de terminal para Linux?

Surpreendentemente, é até possível jogar jogos Linux no terminal. Se você não gosta de jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) e MMORPGs, e prefere a simplicidade dos gráficos ASCII, essa pode ser a opção para você.

Uma grande seleção de jogos de terminal pode ser encontrada em ttygames.wordpress.com. Muitos desses títulos evocam a era dos primeiros 8 bits com seus gráficos rudimentares, então prepare-se para um processo de nostalgia!

5. Como faço para ter jogos retrô no Linux?

Se você gosta de jogos antigos, revisitando clássicos nostálgicos do passado ou simplesmente aproveitando-os pela primeira vez, o Linux é a plataforma perfeita. Ao contrário dos jogos modernos, você pode aproveitar os jogos retrô em computadores com especificações mais baixas.

Até mesmo o Raspberry Pi, que tem uma seleção completa de suítes de emulação para escolher!

Muitas opções estão disponíveis para jogos retrô no Linux. Alguns estão disponíveis no Steam; outros podem ser acessados através do Internet Archive; jogos de PC mais antigos do MS-DOS podem ser emulados no DOSBox.

6. Como faço para hospedar jogos on-line no Linux?

O jogo no Linux não termina quando você salva o jogo. Você pode instalar a versão do servidor do Minecraft para jogar on-line em grupo. Você pode ir mais longe instalando o SteamCMD, que permite hospedar muitos jogos Steam para jogar on-line no modo multijogador.

Há também o software Linux Game Server Manager, que facilita a hospedagem de jogos online.

7. Como faço para jogar jogos via navegador no Linux?

Assim como os jogos que você instala localmente, os usuários do Linux podem obter jogos via navegador. E aí é possível jogar quaisquer jogos, desde jogos do Facebook até MMORPGs criados para rodar via navegador. Apenas certifique-se de estar usando um navegador atualizado no seu PC com Linux.

Os jogos para Linux vão continuar crescendo

Embora o jogo no Linux ainda não seja bastante mainstream, ele é a melhor alternativa ao Windows para jogos no PC. O suporte do Steam é um dos principais fatores para isso, mas outros fatores também estão em jogo.

No mínimo, o jogo retrô é perfeito para o Linux. Mas acreditamos que o Linux é a alternativa perfeita para o Windows para todos, menos para os jogadores mais experientes do PC.

Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    As 5 melhores distribuições Linux para desenvolvimento

    Previous article

    KDE Plasma 5.14.4 é lançado com 45 alterações

    Next article

    You may also like

    More in Artigo