Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

27/07/2021 às 09:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

PeerTube 3.3 vem com suporte para personalizar a página inicial

Conheça outros recursos.

PeerTube 3.3 vem com suporte para personalizar a página inicial

Recentemente foi apresentado o lançamento da nova versão do PeerTube 3.3 e nesta nova versão como principal novidade que se apresenta, está a possibilidade de criar uma home page personalizada para cada instância do PeerTube. Isso permitirá que os administradores de instância indiquem mais claramente qual é sua instância, qual conteúdo está disponível, como se inscrever ou propor seleções de conteúdo (lista não exaustiva).

Quanto às outras alterações que também se destacam na nova versão, podemos constatar que os links curtos agora podem ser compartilhados, bem como o suporte para uma lista de reprodução, entre outras coisas.

Para quem não está familiarizado com o PeerTube, saiba que o PeerTube oferece uma alternativa independente de fornecedor ao YouTube, Dailymotion e Vimeo , usando uma rede de distribuição de conteúdo baseada em comunicações P2P e conectando os navegadores dos visitantes.

PeerTube é baseado no uso de um cliente BitTorrent, WebTorrent , que é executado em um navegador e usa a tecnologia  WebRTC  para organizar um canal de comunicação P2P direto entre navegadores, e o protocolo ActivityPub, que permite que servidores de vídeo distintos sejam combinados em uma rede federada comum , em que os visitantes participam da entrega de conteúdo e podem se inscrever em canais e receber notificações sobre novos vídeos.

Atualmente , existem mais de 900 servidores para hospedar conteúdo , apoiados por diversos voluntários e organizações. Se o usuário não estiver satisfeito com as regras para postar vídeos em um servidor PeerTube específico, ele pode se conectar a outro servidor ou iniciar seu próprio servidor.

Principais novos recursos do PeerTube 3.3

Nesta nova versão do PeerTube 3.3, como mencionamos no início, a principal novidade é a capacidade de criar uma página inicial personalizada para cada instância do PeerTube.

Com ele na página inicial, podem ser listadas informações sobre o site, conteúdos disponíveis, finalidade e assinaturas. Basicamente, pode ser colocado:

PeerTube 3.3 vem com suporte para personalizar a página inicial
  • um botão personalizado
  • um player embutido para vídeos ou listas de reprodução
  • um vídeo, lista de reprodução ou miniatura de canal
  • uma lista de vídeos atualizada automaticamente (com a capacidade de filtrar por idioma, categoria …)
  • Além disso, é possível integrar botões, reprodutor de vídeo, playlists, miniaturas de vídeo e canais na página.

Além disso, as listas de vídeo integradas são atualizadas automaticamente. A adição de uma página inicial é feita através do menu Administração/Configurações/Página inicial no formato Markdown ou HTML.

Outra mudança que se destaca nesta nova versão é o suporte à pesquisa de playlists, que agora se refletem nos resultados da pesquisa ao navegar no PeerTube e ao usar o buscador Sepia.

Outras novidades

Além de também adicionar suporte para publicação de links encurtados para vídeos e playlists, mesmo que não sejam links encurtados, o que foi feito foi uma mudança nos identificadores de vídeo padrão (GUIDs) de 36 caracteres e que agora podem ser publicados em 22 caracteres formato.

Por outro lado, também podemos constatar que foi realizada uma otimização de desempenho , o que permite poder recuperar a informação do vídeo agora é duas vezes mais rápido, além do fato de que o desempenho também foi melhorado nas consultas federadas. Trabalho está sendo feito para identificar problemas em sistemas com um grande número de usuários, vídeos e conexões com outros nós.

Também é notado que uma interface adaptada para idiomas RTL (da direita para a esquerda) foi criada, com a qual PeerTube agora suporta o layout RTL se você configurar a interface PeerTube em um dos idiomas da direita para a esquerda. O menu se move para a direita e as miniaturas são justificadas à direita.

Finalmente, se você estiver interessado em saber mais sobre esta nova versão do PeerTube ou sobre ela em geral, você pode verificar os detalhes no link a seguir.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.