Formatar um Pen Drive no Linux é algo simples e prático, e não tem mistério, os comandos abaixo funcionam em qualquer distribuição Linux, seja ela Ubuntu, Linux Mint, Fedora, openSUSE. Mas, antes de executar os comandos você precisa plugar o Pen Drive na porta USB, não se preocupe se o sistema não montar, mas provavelmente ele será detectado e montado automaticamente, caso use umas das distribuições citadas acima.

 

 Comandos para formatar um Pen Drive no Linux!

Vamos agora identificar a partição montada para o seu Pen Drive, para isso execute o comando abaixo:
mount
Observe que a partição do Pen Drive geralmente é reconhecida como /dev/sdb1, no meu caso sdb1, não tente formatar o sdb.
cuidado na hora de digitar para não executar os comandos errados, agora que já sabemos a partição que vamos formatar. 
O comando para formatar é simples. Então, vamos desmontar, posteriormente formatar e, por último, ejetar o Pen Drive com segurança. Vamos desmontar porque se formatarmos com ele montado o sistema vai avisar que o sistema de arquivo esta em uso.
sudo umount /dev/sdb1
sudo mkfs -t vfat /dev/sdb1
sudo eject /dev/sdb1

Emanuel Negromonte
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Como verificar detalhes sobre o processador/CPU no Linux!

Previous article

Como corrigir erro e destravar o /var/lib/dpkg/lock, no Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados!

Next article

You may also like

More in Dicas