in

PineLoader é o novo Multi Bootloader do PinePhone para inicializar sistemas operacionais Linux

Recurso permite instalar vários sistemas operacionais no aparelho.

PineLoader é o novo Multi Bootloader do PinePhone para inicializar sistemas operacionais Linux

As opções para usar Linux em smartphones estão ficando maiores e melhores ao longo do tempo. Exemplo disso é o PostmarketOS que já pode ser instalado em cerca de duzentos aparelhos, incluinto o Iphone 7 por meio de engenharia reversa. Além deste caso que falamos há alguns dias, acaba de ser anunciada a experiência de Danct12 da comunidade DanctNIX. Ele já fala no blog como instalar o Arch Linux em um smartphone Xiaomi, por exemplo. Agora, ele apresenta o PineLoader, que é o novo Multi Bootloader do PinePhone para inicializar sistemas operacionais Linux.

A apresentação ocorreu por meio de uma postagem no Twitter que você acompanha logo abaixo. Trata-se, portanto, de um PinePhone carregando com sucesso vários sistemas operacionais usando o chamado PineLoader, um novo carregador de inicialização para o PinePhone.

PineLoader é o novo Multi Bootloader do PinePhone para inicializar sistemas operacionais Linux

Para selecionar o sistema operacional, ele usa o volume para cima e para baixo e o botão liga e desliga para selecionar o desejado. Depois que ele seleciona o sistema operacional, ele usa a chamada de sistema kexec para carregar e inicializar o kernel do sistema operacional selecionado. Ele também inclui o pacote de software busybox que fornece vários utilitários Unix em um único arquivo executável.

Mais detalhes

PineLoader é o novo Multi Bootloader do PinePhone para inicializar sistemas operacionais Linux

Se você instalou vários sistemas operacionais no seu computador, talvez saiba que um gerenciador de inicialização é um programa que é executado quando você liga o sistema. Ele carrega e mostra todos os kernels do sistema operacional disponíveis no seu dispositivo.

No caso de telefones celulares, alguns fabricantes OEM enviam um gerenciador de inicialização bloqueado para restringir outras instalações de SO. Porém, depois de desbloquear o carregador de inicialização, você pode carregar a ROM personalizada ou até uma multi ROM para instalar e inicializar vários sistemas operacionais.

Este foi o conceito empregado por Danct12 para fazer a mesma ação em um PinePhone. Assim, se torna possível, com esse PineLoader, inicializar vários sistemas operacionais móveis suportados. Com ele foi possível carregar, por exemplo, o Ubuntu TouchPostmarketOSSailfish OS e Huong Tram Linux.

Como obter o PineLoader do PinePhone

A expectativa é de que o recurso do PinePhone possa abrir um caminho sem volta para a concorrência ao Android. Os usuários terão a liberdade de escolher e instalar com facilidade o sistema que desejam usar, sem a imposição do fabricante ou desenvolvedor específico.

Desenvolvedores são encorajados a participar do projeto. Porém, é preciso que seja revelado o código fonte dele para que possa ser trabalhado. Uma forma de contactar Danct12 é pelo canal do Discord neste link.

Fossbytes

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.