Notícias

12/01/2022 às 12:30

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

PinePhone Pro Explorer Edition com Linux já aceita pré-encomenda

PinePhone Pro Explorer Edition com Linux já aceita pré-encomenda

A chance de ter um bom smartphone rodando Linux estão maiores. As pré-encomendas do PinePhone Pro ‘Explorer Edition’ com Linux já estão disponíveis na Pine Store. O anúncio é da empresa PINE64. Então, quem quiser ter o dispositivo em mãos o quanto antes, deve se mexer desde já. Isso por conta das comemorações do Ano Novo chinês que devem paralisar encomendas em breve.


No entanto, esta é a primeira vez que o aparelho está sendo comercializado. Mesmo assim, uma ‘edição de desenvolvedor’ ficou à venda no final do ano passado. Porém, era destinada a entusiastas de software que desejam trabalhar para trazer suporte ao sistema operacional para o dispositivo.

Este modelo já é conhecido pelo menos desde outubro de 2021. Então, o PinePhone Pro apresenta características bem interessantes:

  • processador RK3399S Rockchip Hexa-Core personalizado que roda a 1,5 GHz;
  • GPU ARM Mali T860;
  • tela IPS 1440 × 720 com proporção de 18: 9 e Corning Gorilla Glass 4;
  • 4 GB de RAM LPDDR4 de canal duplo de 800 MHz;
  • e 128 GB de armazenamento flash interno eMMC.

PinePhone Pro Explorer Edition com Linux já aceita pré-encomenda. Veja todas as especificações no quadro abaixo:

PinePhone Pro Explorer Edition com Linux já aceita pré-encomenda
PinePhone Pro Explorer Edition com Linux já aceita pré-encomenda. Imagem: divulgação

ESPECIFICAÇÕES DO PINEPHONE PRO

Exibição:IPS de 6 polegadas (1440×720) com Gorilla Glass 4
CPU:Rockchip RK3399S @ 1.5GHz (2x A72, 4x A53)
Gráficos:ARM Mali T860
RAM:4 GB LPDDR4
Armazenar:128 GB eMMC
Câmeras:13MP Sony IMX258 (traseira)
5MP OmniVision OV5640 (frente)
Portas:Slot para cartão microSD
USB C (incluindo vídeo) Pinos Pogo de
áudio de 3,5 mm
Bateria:3000mAh (substituível)
Preço:$ 399

De acordo com a Pine64, todos os pedidos feitos entre 11 e 17 de janeiro serão enviados até o final do mês. Depois disso será preciso esperar até o final de fevereiro, no mínimo.

Além disso, o novo PinePhone Pro ‘Explorer Edition’ à venda agora é muito mais refinado que o modelo experimental do ano passado. Ele carrega um sistema operacional baseado em Manjaro e executa a interface do usuário do Plasma Mobile.

Então, é bom ter em mente que esta ainda é uma versão do telefone voltada para conhecedores do FOSS. Isso porque é preciso estar disposto a resolver falhas e aguardar a adição de recursos ausentes.

Estoque suficiente

Há um bom número de aparelhos no estoque, o que deve fazer o dispositivo ser distribuído a todos que o querem ou podem pagar. No entanto, cada cliente só poderá comprar um aparelho.

Esta versão do PinePhone é mais cara que a original, mas também é mais poderosa. Assim, as primeiras análises sugerem que o desempenho geral (em termos de capacidade de resposta, multitarefa) é muito mais aceitável no uso diário.

Porém, o modelo é quase totalmente fornecido software, firmware e drivers gratuitos e de código aberto. Então, é quase, porque nem tudo pode ser retirado deste contexto, já que algumas peças ou softwares precisam ser específicos para garantir o bom funcionamento. O PinePhone possui interruptores de privacidade de hardware físico para a câmera, microfone, modem e assim por diante.

Também é possível acoplar um teclado que custa mais 50 dólares. Esse teclado já funciona no PinePhone original e o PinePhone Convergence Edition.

Quem quiser adquirir o aparelho deve visitar a página do PinePhone Pro na Pine Store .

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.