Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

26/08/2021 às 21:44

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

PipeWire 0.3.34 lançado com mais melhorias e correções

PipeWire 0.3.34 lançado com mais melhorias e correções

O PipeWire, para gerenciar streams de áudio e vídeo no Linux e provando ser um substituto viável para o PulseAudio e JACK, está com uma nova atualização. Sendo assim, o novo PipeWire 0.3.34 acaba de ser lançado com mais melhorias e correções. Apenas três semanas após o PipeWire 0.3.33, o lançamento do PipeWire 0.3.34 ocorreu hoje com correções de bugs e outras melhorias. 

Então, o PipeWire 0.3.34 corrige alguns “problemas críticos” na versão anterior em torno de alguns dispositivos que não aparecem e dispositivos padrão sendo perdidos. Além disso, o PipeWire 0.3.34 agora também lida com fluxos de driver do consumidor para garantir a v-sync do produtor com o monitor do consumidor para configurações sem periféricos, roteamento de fluxo aprimorado, melhorias no manuseio do status da bateria Bluetooth, capacidade de configurar a latência interna de dispositivos ALSA e um convólucro rápido adicionado para implementar dissipadores ou reverbs surround virtuais.

Esta é uma versão de correção de bug compatível com API e ABI com versões 0.3.x anteriores, diz o anúncio oficial.

PipeWire 0.3.34 lançado com mais melhorias e correções

PipeWire 0.3.34 lançado com mais melhorias e correções

Por outro lado, o PipeWire 0.3.34 também tem várias adições e melhorias específicas do dispositivo, o servidor PulseAudio tem suporte para manipulação de formatos S/PDIF, melhorias de estabilidade para o suporte JACK e outras correções.

Destaques

  • Corrige alguns problemas críticos com a versão anterior. Como dispositivos que não aparecem e dispositivos padrão sendo perdidos.
  • Suporte para fluxos de driver do consumidor para fazer a v-sync do produtor com o monitor do consumidor em uma configuração de compositor headless.
  • Melhorias no roteamento de fluxos.
  • Suporte de status de bateria Bluetooth para perfil de fone de ouvido e uso de extensões Apple. aptX-LL e suporte para codec FastStream foi adicionado.
  • A latência interna dos dispositivos ALSA agora pode ser configurada.
  • Um convolver rápido foi adicionado à cadeia de filtros para implementar dissipadores ou reverbs surround virtuais.

PipeWire

  • Adiciona suporte para fluxos que são nós de direcionamento para o gráfico. Isso já era possível para fluxos de origem, mas agora também é possível para fluxos de reprodução. Isso pode ser usado para permitir que um produtor v-sync com o monitor do consumidor em uma configuração de compositor headless.
  • Os arquivos agora são armazenados em XDG_STATE_HOME em vez de XDG_CONFIG_HOME. Eles ainda serão carregados da configuração inicial se não estiverem no novo estado inicial, para facilitar a migração.
  • Define um driver em nós inativos para fazer o transporte funcionar no xjadeo.
  • Correção da análise dos controles da cadeia de filtros.
  • Um novo convolver baseado em FFT foi adicionado à cadeia de filtro de módulo. Ele usa um convolver de 2 estágios de latência 0 com um pequeno FFT para a cabeça e um grande FFT para a cauda da convolução. Uma convolução pode ser usada para implementar reverbs baseados em IR, som surround HRIR ou outras operações baseadas em convolução. Um exemplo de dissipador de som surround virtual HRIR também foi adicionado.
  • module-filter-chain foi retrabalhado um pouco para suportar mais opções de configuração para os plug-ins.
  • Os formatos de conversão Endian e alaw/ulaw agora são suportados para fluxos.
  • O pw-cat irá agora sugerir uma taxa de amostragem para o gráfico.
  • SPA_PLUGIN_DIR agora pode pesquisar em vários caminhos separados por um ‘:’.
  • O modo Passthrough foi trabalhado e parcialmente mesclado. As definições S/PDIF foram adicionadas e os dispositivos ALSA atualizados para relatar e configurar formatos S/PDIF. O gerenciador de sessão muda para configurar totalmente e habilitar o modo passthrough que será mesclado da próxima vez.
  • Corrige uma corrida no pw-stream em que nem sempre emitirá os eventos corretos.

Downloads e mais detalhes sobre as alterações do PipeWire 0.3.34 através do GitLab FreeDesktop.org.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.