PipeWire 0.3.43 lançado com muitas correções

Um movimento que começou ainda em 2022 deve se intensificar em 2022. Este poderá ser o ano em que o PipeWire se tornará comum nas distribuições Linux de desktop. O PipeWire serve para o gerenciamento de fluxos de áudio e vídeo. Os novos lançamentos do PipeWire chegam cada vez mais rápido e conseguem solucionar vários problemas relacionados a este tipo de processamento nas distribuições Linux. Neste sentido, acaba de ser lançado o PipeWire 0.3.43 com muitas correções.

A solução conta com a liderança da Red Hat no seu desenvolvimento. Assim, deve garantir que ela possa atender as atividades que antes dependiam de outras empresas como é o caso do PulseAudio e do JACK. Não por acaso, o Fedora vem desde o ano passado fazendo a implementação do PipeWire por padrão e está colhendo resultados muito satisfatórios.

Destaques

  • Aplicativos Flatpak como o Ardour agora podem remover links novamente.
  • Muitas correções para o servidor. Então, o uso de memória deve ter melhorias. Algumas falhas tiveram a solução que se esperava. O manuseio inferior deve funcionar melhor. Melhor compatibilidade com aplicativos baseados em GStreamer depois de buscar.
  • Muitos dos erros de amostragem e mudanças quânticas em versões anteriores tiveram correções. Isso corrige alguns problemas em que o microfone não funcionava.
  • Além disso, há muitas outras pequenas correções e melhorias em todo o lugar.

PipeWire 0.3.43 lançado com muitas correções

PipeWire 0.3.43 lançado com muitas correções

Assim, o novo PipeWire 0.3.43 chega agora. Este é, portanto, o lançamento pontual mais recente. Ele vem para corrigir problemas pendentes. Além disso, podemos encontrar outras melhorias de compatibilidade. De um modo especial, essas mudanças dizem respeito ao manuseio de JACK, ALSA e PulseAudio.

Portanto, algumas das alterações do PipeWire 0.3.43 incluem:

  • Alguns aplicativos Flatpak agora podem remover links novamente. É o caso, por exemplo, da estação de trabalho de áudio digital Ardour;
  • Há também muitas correções no código do servidor PulseAudio. Isso inclui uma redução no uso de memória. Além disso, a mudança permite algumas correções de travamento;
  • Aplicação imediata das alterações de quantum e taxa. Isso ocorrerá de forma imediata quando o driver está ocioso;
  • Há o tratamento de múltiplas taxas por padrão quando o código ALSA está em funcionamento. Além disso, o código ALSA também reduziu significativamente a latência quando dispositivos USB estão em uso;
  • O manuseio de mais de 32 canais de áudio melhora com um novo código do servidor PulseAudio.

Quem quiser acompanhar a lista completa de alterações do PipeWire 0.3.43 deve acessar o FreeDesktop.org GitLab.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile