PipeWire ganha suporte para áudio Bluetooth LE (Low Energy) de última geração

O PipeWire tem recebido muita atenção dos desenvolvedores nos últimos tempos.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O PipeWire, o servidor de ponta do Linux para lidar com áudio, fluxos de vídeo e hardware, está se preparando para suportar a próxima geração de áudio Bluetooth. Agora, a equipe de desenvolvedores, com apoio do pessoal da Collabora diz que o PipeWire ganha suporte para áudio Bluetooth LE (Low Energy) de última geração.

O PipeWire está se tornando a norma no manuseio de áudio e vídeo entre as distribuições GNU/Linux à medida que mais e mais delas estão mudando para ele como o servidor padrão para lidar com áudio, fluxos de vídeo e hardware, bem como seu poderoso gerenciador de políticas e sessões WirePlumber.

Por causa do que foi dito acima, o PipeWire está recebendo muita atenção dos desenvolvedores atualmente, e a mais recente adição abre caminho para o suporte da próxima geração de áudio Bluetooth com a implementação inicial do suporte de áudio Bluetooth LE (Low Energy).

PipeWire ganha suporte para áudio Bluetooth LE (Low Energy) de última geração

PipeWire ganha suporte para áudio Bluetooth LE (Low Energy) de última geração

De acordo com este commit do GitLab, o PipeWire recebeu suporte inicial de fluxos conectados por áudio Bluetooth LE para o plug-in BlueZ5, o que é possível usando a série experimental de patches de suporte BlueZ Initial BAP.“A interface BlueZ Media1 não será usada apenas para A2DP, mas também para LE Audio, pois o código relacionado pode ser compartilhado. Renomeei a API do codec de *a2dp* para *media*. Em seguida, adicionei o suporte ao codec LC3 usando a biblioteca [liblc3] do Google”, explica o desenvolvedor Frédéric Danis.

Do ponto de vista técnico, esta implementação permite que a placa Central/Initiator conecte, crie nós sink e source, assim como envie áudio usando paplay ou grave áudio usando parec, e a placa Peripheral/Receptor crie automaticamente fluxos de áudio para reproduzir som para a saída padrão e grave o som da entrada padrão.

Para mais detalhes, você pode conferir o commit do GitLab linkado acima, mas o suporte de áudio Bluetooth LE chegou ao PipeWire e provavelmente estará pronto para uso em massa com o próximo lançamento. Além disso, o PipeWire recebe novos lançamentos muito rapidamente. Então, você deve ser capaz de fazer uso dos novos recursos em sua distribuição GNU/Linux em breve.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.