Placa de vídeo Xe HPG da Intel pode competir com Big Navi e Ampere

Placa de vídeo Xe HPG da Intel pode competir com Big Navi e Ampere

O projeto gráfico Intel Xe é baseado em mais de uma década de experiência na criação de GPUs integradas. Com a empresa se aproximando da criação de uma GPU de jogos completa, a expectativa é que eles possam realmente competir com o Big Navi da AMD e com o Ampere da Nvidia.

No início deste ano, a Intel começou a enviar a primeira geração de placas de vídeo de desktop Xe. Estas têm um desempenho relativamente modesto que só pode competir com alguns chipsets gráficos móveis básicos para laptops, mas elas são um ótimo começo.

Placa de vídeo Xe HPG da Intel pode competir com Big Navi e Ampere

Nesse ínterim, os engenheiros da Intel têm trabalhado arduamente em uma nova microarquitetura Xe que irá escalar desde gráficos integrados em CPUs móveis até datacenters. Durante o evento Intel Architecture Day 2020, a empresa explicou que está trabalhando em chips Xe HPG que irão embalar memória GDDR6 e suporte para ray tracing.

O projeto gráfico Intel Xe é baseado em mais de uma década de experiência na criação de GPUs integradas.

Os jogadores e entusiastas de PC estão esperando por detalhes sobre seu desenvolvimento; mas foi apenas no mês passado que recebemos um tweet do arquiteto chefe de GPU da Intel, Raja Koduri, que mostrou que a empresa já está testando um chip Xe HPG usando o novo teste de desempenho Mesh Shader do 3DMark.

A próxima GPU focada no jogador da Intel deve ser capaz de atingir pelo menos níveis de desempenho “GeForce RTX 3070”; de acordo com cargas de trabalho sintéticas.

Koduri compartilhou uma imagem que mostra que muitas das mesmas pessoas que trabalharam na tecnologia Crystal Well da Intel em 2012 agora estão trabalhando no Xe HPG no mesmo laboratório Intel Folsom e obtendo desempenho 20x superior em benchmarks sintéticos.

A Intel pode estar se preparando para atingir a Nvidia e a AMD com uma solução gráfica atraente; em um momento em que ambas estão lutando para atender à demanda por suas ofertas mais recentes.

Tech Spot

Sair da versão mobile