in

Plano interno da AMD mostra suporte nativo a DDR5 e USB 4.0 chegando em 2022

O DDR5 pode atingir 8400 MT/s, fornecendo uma largura de banda teórica por canal de 67,2 GB/s.

APUs AMD de última geração terão suporte DDR5 e gráficos Navi 2

Aguardando ansiosamente o dia em que a RAM DDR5 se tornará popular? De acordo com o que é declaradamente um roteiro interno vazado da empresa, a AMD apresentará suporte nativo para a memória DDR5 em 2022.

AMD com suporte nativo a DDR5 e USB 4.0

O site Gamers Nexus escreve que recebeu um roteiro da AMD de alguém que verificou-o anteriormente. Ele mostra que o suporte a DDR5 chegará em 2022, juntamente com as mais recentes CPUs e APUs da AMD; o primeiro provavelmente será baseado no Zen 4, enquanto o segundo está listado como parte do Zen3+. Além disso, a AMD vai lançar uma versão de baixo consumo de energia de DDR5 para seus laptops no mesmo ano.

Outro roteiro da AMD do mês passado mostrou que os processadores Zen 4 EPYC Genoa da empresa estarão disponíveis até o final de 2022. Eles usam o processo de 5 nm, que provavelmente também será usado para as CPUs de consumidor baseadas em Zen 4 quando chegarem, presumivelmente no mesmo ano.

Plano interno da AMD mostra suporte nativo a DDR5 e USB 4.0 chegando em 2022
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

O roteiro mais recente também mostra que a plataforma 2022 apresentará suporte nativo ao USB 4.0 e manterá o PCIe 4.0; portanto, não espere ver o PCIe 5.0 por alguns anos ainda. Embora tudo isso pareça promissor, vale lembrar que os roteiros internos podem mudar drasticamente e, às vezes, são usados apenas como estimativas.

O DDR5 já é usado na série Galaxy S20 da Samsung e provavelmente aparecerá em muito mais aparelhos no futuro.

A SK Hynix publicou recentemente um post descrevendo as vantagens do DDR5 em relação ao seu antecessor, como consumo reduzido de energia, mais confiabilidade e velocidades mais rápidas. Ele pode atingir 8400 MT/s, fornecendo uma largura de banda teórica por canal de 67,2 GB/s, superando o máximo classificado do DDR4 de 25,6 GB/s. Uma configuração típica de dual-channel oferece 134 GB/s, 267 GB/s em quad-channel e 538 GB/s em octa-channel.

Plano interno da AMD mostra suporte nativo a DDR5 e USB 4.0 chegando em 2022
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

Fonte: Tech Spot