Plasma 5.13 ganha quinta atualização

Por Claylson Martins 6 minutos de leitura

Seguindo o cronograma previsto, o projeto KDE acaba de anunciar que o Plasma 5.13 ganha quinta atualização. Apesar de esperada, o cumprimento do prazo mostra o grau de envolvimento da comunidade com o projeto.

As novidades do Plasma 5.13

Além de melhorar o consumo de recursos, especialmente para equipamentos menos potentes, o Plasma 5.13 oferece a seguinte novidade:

Melhorias na integração de navegadores da web

Foi adicionado o pacote Integração do navegador ao Plasma. Então, os navegadores baseados no Firefox, no Chrome e no Chromium funcionam mais integrados na área de trabalho.

Dessa forma, os downloads são exibidos em uma mensagem de notificação pop-up do Plasma. Do mesmo modo que os arquivos são transferidos com o Dolphin. O Plasmoid Media Controller pode silenciar e pular a reprodução de vídeos e músicas do navegador. Além disso, você pode enviar um link para o telefone com o KDE Connect. As guias do navegador podem ser abertas diretamente usando o KRunner através do acesso rápido Alt-Space.

Para ativar a integração do navegador ao Plasma, você deve adicionar o conector complementar do navegador preferido.

Novos efeitos visuais para o KWin

O compositor KWin incorporou efeitos aprimorados, como desfoque e mudança de área de trabalho. Além disso, o trabalho continua com o Wayland, que incorpora regras de janela, o uso de contextos EGL de alta prioridade e a implementação inicial para captura de tela e vídeos de compartilhamento de área de trabalho.

Melhorias nas Preferências do Sistema.

As páginas das Preferências do Sistema estão sendo reprojetadas. O Grupo de Design Visual do KDE analisou muitas ferramentas e essas mudanças estão começando a ser implementadas.

Uma delas é que as Preferências do Sistema começaram a usar a tecnologia Kirigami. Dessa forma, seções de tópicos foram migradas, incluindo ícones, temas da área de trabalho e páginas de tópicos do cursor.

Além disso, a tela inicial permite agora descarregar novas telas de apresentação a partir da Loja do KDE. A página de fontes pode agora mostrar pré-visualizações.

Nova tela de bloqueio e autenticação

As telas de login e bloqueio têm um design novo e mostram o papel de parede padrão da versão atual do Plasma.

A tela de bloqueio agora incorpora uma transição trabalhada de fade para desfoque. São mostrados os controles, permitindo que eles sejam usados facilmente como protetor de tela.

Descubra melhorias no gerenciador de aplicativos

O Discover, o instalador de software e acessórios, possui mais recursos e fornece melhorias na aparência e no comportamento.

Usando o ambiente de trabalho com interface do usuário do Kirigami, a aparência das páginas de lista e de categoria foi aprimorada. Assim, são usadas barras de ferramentas em vez de grandes imagens de banner. As listas podem ser melhor classificadas ao usar a nova ferramenta Kirigami Letters.

Agora, as classificações por estrelas são mostradas nas páginas de listas e aplicativos. Os aplicativos usam o tema de ícones locais que melhor correspondem à organização da área de trabalho. Todos os dados do AppStream são agora exibidos na página do aplicativo, incluindo todos os tipos de URLs.

Além disso, continua o trabalho de integração de todos os tipos de formatos de aplicativos.

  • Snap agora permite ao usuário controlar as permissões dos aplicativos. É possível instalar Snaps que usam o modo clássico. Por outro lado, o formato da URL “snap: //” agora é suportado.
  • O Flatpak incorporou a capacidade de escolher o repositório preferido para instalação quando houver mais de um configurado.

Pequenas melhorias

Finalmente, nada melhor do que rever alguns dos pequenos detalhes que certamente ajudarão o recém-lançado Plasma 5.13 a ser a melhor versão do ambiente de desktop que você pode ter em seu computador:

  • Redesenho do reprodutor multimídia;
  • Novo plugin de eventos astronômicos para o Calendário de Plasma que atualmente mostra: fases lunares e estações astronômicas (equinócios, solstícios);
  • O “xdg-desktop-portal-kde“, usado para fornecer integração na área de trabalho para aplicativos Flatpak e Snap, obteve suporte para capturas de tela e vídeos;
  • O plasmoide do Relógio Digital permite que você copie a data e a hora atuais para a área de transferência;
  • A notificação pop-up tem um botão para limpar o histórico;
  • Mais conectores do KRunner para fornecer acesso fácil aos perfis do Konsole e ao seletor de caracteres;
  • A página Preferências do Sistema do Mouse foi reescrita para suportar o “libinput” no X e no Wayland;
  • O Plasma Safe apresentar reforço de segurança, uma interface mais polida e melhores informações de erro;
  • Nova caixa de diálogo pop-up quando você conecta um monitor externo pela primeira vez, para que você possa configurá-lo;
  • O Plasma incorporou a capacidade de reverter para software renderizado. Isso ocorrerá se os drivers do OpenGL falharem inesperadamente.

 

Fonte e imagens

Share This Article
Sair da versão mobile