in

Plasma Mobile continua melhorando

Há vários projetos correndo por fora contra o Android e iOS.

Plasma Mobile continua melhorando

Atualmente, existem apenas duas opções reais no setor de sistemas operacionais móveis: o Android, com cerca de 85% de participação global, e o iOS, com uma participação mundial de 13% a 14%. Muitos outros, como o Windows Phone, tentaram, mas acabaram cedendo. No entanto, há algumas alternativas de sistemas operacionais que podem ser usados em alguns aparelhos. É o caso do Sailfish e KaiOS, por exemplo. Outro desses projetos é o Plasma Mobile, que continua melhorando. Se ele vai conquistar um grande espaço como os demais, ainda é cedo para saber.

Plasma Mobile continua melhorando

Atualmente, existem vários projetos que tentarão afetar nossos bolsos e um desses projetos é o Plasma Mobile, uma versão do Linux móvel que está sendo desenvolvida pela Comunidade KDE.

Um dos problemas enfrentados por outros sistemas operacionais móveis tem sido a ausência de aplicativos. Aqueles que têm praticamente todos os aplicativos móveis no Google Play e na App Store são Android e iOS. Então, é por isso que muitos de nós escolhemos um Samsung ou um iPhone.

Fora desses dois praticamente não temos muitos aplicativos realmente importantes sendo desenvolvidos.  Este problema o teria e o Plasma Mobile não o teria: a princípio , ele não poderia usar muitos aplicativos móveis, como o WhatsApp, mas teria muitos outros aplicativos Linux disponíveis que seriam ainda melhores, pelo menos em termos de produtividade.

Imagens de Plasma Mobile

A Comunidade do KDE publicou várias capturas de tela que mostram o que o Plasma Mobile se parece com um Nexus 5X agora :

Como você vê nas capturas de tela, temos tudo o que você precisa para o uso normal de um telefone celular. Porém, vamos destacar algumas coisas:

  • Discover (a loja de software Plasma) está disponível.
  • Tem seu próprio aplicativo de mensagens que inclui emojis.
  • Aplicativos como Kalgebra ou Kirigami.
  • Aplicativo de mapa Pure Maps.

Aplicativos Android?

O que as capturas de tela não explicam (mas especulam) é se ele será capaz de executar aplicativos Android. Existem vários projetos cujo objetivo é executar aplicativos Android no Linux sem problemas. Isso deve ser possível em breve. Se não todos, pelos menos alguns dos mais importantes devem rodar, como o Spotify.

Porém, outros atrativos como jogos devem ficar de fora, por enquanto. Na verdade, há rumores de que o WhatsApp usará servidores do Facebook no futuro, o que permitirá que ele seja executado em mais de um dispositivo, o que, por sua vez, significaria que haveria um aplicativo “solto” para celulares, tablets, relógios e computadores.

De qualquer forma, estamos falando de um futuro a longo prazo. Isto porque o Plasma Mobile ainda está “em construção”.

Via

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.