Plasma Mobile já usa KDE Frameworks 6 e Qt 6

Muitas melhorias foram adicionadas para a tela inicial, configurações rápidas, alternador de tarefas, notificações e aplicativos principais.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O trabalho em torno do Plasma Mobile nos últimos meses fez com que o o sistema já use o KDE Frameworks 6 e o mais recente framework de aplicativos de código aberto Qt 6. A interface de desktop Plasma Mobile do KDE é voltada para dispositivos móveis. Portanto, a equipe responsável continua fazendo as atualizações para o próximo pacote de software. O mesmo ocorre com todo o projeto KDE que se prepara para a chegada das novas versões da série 6.

Assim, os usuários do Plasma Mobile ficarão felizes em saber que o repositório para os pacotes do Plasma Mobile já foi portado para o KDE Frameworks 6 e Qt 6.

Porém, durante o processo de portabilidade, muitas coisas foram reescritas e aprimoradas. E isso inclui o controle deslizante de brilho na gaveta de ação para uma interação mais suave do usuário, o alternador de tarefas, que agora é um efeito do KWin e pode ser aberto se não houver aplicativos em execução e a sobreposição de áudio para abrir muito mais rápido ao pressionar os botões de áudio do seu dispositivo.

Plasma Mobile já usa KDE Frameworks 6 e Qt 6

A tela inicial também foi aprimorada para oferecer suporte à navegação pelo teclado na tela inicial do Halcyon (cuja direção da seta do espaço reservado foi invertida após o feedback do usuário) e no componente de pesquisa da tela inicial, e a animação agora é mais suave quando a tela é desbloqueada.

O Plasma Mobile também recebeu um novo processo de sistema que gerencia configurações específicas, suporte para ocultar a configuração rápida de rotação da tela quando a rotação da tela não está disponível no dispositivo, uma nova configuração rápida para gerenciar pontos de acesso de rede, bem como a capacidade de desativar e ativar configurações rápidas individuais de o aplicativo Configurações.

Além disso, o módulo de configurações do ponto de acesso foi transferido para componentes de design modernos e as decorações das janelas foram ativadas por padrão quando uma janela é movida para um monitor externo.

Sobre as atualizações

Vários aplicativos principais do Plasma Mobile foram atualizados com novos recursos e outras alterações. Por exemplo, o aplicativo Plasma Dialer recebe notificações para chamadas perdidas, o cliente SMS da barra de espaço agora oferece suporte a proxies e o catálogo de endereços do Plasma Phonebook tem suporte para formulários móveis na página de adição de contato e detalhes de contato, bem como um novo design para a sobreposição botões de ação.

Muitos outros aplicativos também foram aprimorados, como o Arianna eBook Reader, que ganhou uma caixa de diálogo de configurações, o cliente Tokodon Mastodon, que agora oferece suporte a proxies e enquetes, o cliente NeoChat Matrix, que obtém edição de mensagens em linha e um novo comando para enviar um knock event to a room, e o cliente PlasmaTube do YouTube, que recebeu um reprodutor de mídia completamente renovado e miniaturas arredondadas.

A maioria dessas melhorias de aplicativos estará disponível no próximo mês como parte do pacote de software KDE Gear 23.04. Outras irão demorar um pouco mais, mas devem chegar ainda este ano com o lançamento do KDE Gear 23.08. Para obter mais detalhes sobre os desenvolvimentos mais recentes do Plasma Mobile do KDE como parte do Plasma 6, confira esta postagem no blog .

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.