PlayStation 5 em breve contará com taxa de atualização variável!

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Desde o final de 2020 que a Sony anunciou que estava trabalhando no suporte à taxa de atualização variável (VRR) para o PlayStation 5. Mas, parece que agora, a empresa está quase pronta para lançar o recurso, que deve chegar nos próximos meses, outros recursos estão sendo lançados agora.

A taxa de atualização variável combina a taxa de quadros da tela com a saída do console, que pode variar de momento a momento conforme o jogador se move por cenas mais ou menos complexas. O recurso é quase que essencial na tecnologia atual.

Recurso de taxa de atualização variável

Esse recurso reduz ou elimina problemas como rasgo de tela e problemas de ritmo de quadro, além de reduzir o atraso de entrada. Ou seja, você tem um jogo bem mais fluídico e com gráficos perfeitos o tempo inteiro.

playstation-5-em-breve-contara-com-taxa-de-atualizacao-variavel
Imagem: GSMArena

No entanto, para que o recurso funcione, você precisará de uma TV ou monitor de PC compatível com HDMI 2.1. Quanto ao suporte ao jogo, os jogos futuros podem incluir uma opção VRR no lançamento, os jogos atuais podem obtê-lo com um patch.

A Sony até adicionou uma alternância para forçar o modo VRR em jogos que não o suportam, embora haja uma chance de isso causar problemas em alguns títulos. Mas, as coisas devem ir se ajustando com o passar do tempo.

Recursos já disponíveis

Uma nova atualização do PlayStation 5 traz alguns recursos solicitados pelo usuário. Uma delas é a capacidade de criar e participar de festas abertas e fechadas no PS5 e PS4. As Festas Abertas são visíveis para seus amigos e eles podem participar livremente, as Festas Fechadas ficam ocultas e exigem um convite.

A Sony está lançando gradualmente esse recurso também para o PS App, permitindo que você crie festas a partir do seu telefone em vez do console. A interface de usuário do Game Base dos aplicativos foi atualizada para facilitar o acesso aos recursos de amigos, festas e mensagens. Além disso, o aplicativo PS Remote Play ganha um modo escuro, bem como novos idiomas do leitor de tela.

As cartas Game Base e Trophy também foram atualizadas. A Sony também está testando um novo recurso de Comando de Voz, que permite iniciar um jogo e controlar a reprodução de mídia com sua voz. Isso está disponível apenas nos EUA e no Reino Unido e apenas em inglês por enquanto.

playstation-5-em-breve-contara-com-taxa-de-atualizacao-variavel
Imagem: GSMArena

Além disso, a empresa também acrescentou aprimoramentos de acessibilidade, como áudio mono para fones de ouvido. O recurso de taxa de atualização variável no PlayStation 5 deve chegar em breve também.

Via: GSMArena

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.