in

Popcorn Time.sh tem domínio desativado

Ainda não se sabe o motivo oficial da desativação do domínio.

Popcorn Time.sh tem domínio desativado

E os fãs do serviço de streaming Popcorn Time tiveram uma má notícia. O domínio de hospedagem do site de ‘streaming torrent’  que está entre os mais populares do mundo foi desativado. Assim, o Popcorn Time.sh está inacessível. A desativação partiu do próprio registrador que emitiu uma ordem para desativar o acesso ao Sistema de Nome de Domínio (DNS).

Para quem não sabe, o Popcorn Time.sh é tido como o sucessor ‘oficial’ do Popcorn Time de origem. Pelo menos os fãs vêem desta forma.  O problema de domínio está em registros públicos.

O que é o Popcorn Time?

O Popcorn Time é um cliente BitTorrent em multiplataforma livre e de código aberto. Ele é ou era uma alternativa muito procurada para serviços de vídeo sob demanda. Após a criação, o Popcorn Time rapidamente recebeu elogios de todas as partes. No entanto, o programa foi abruptamente descontinuado pelos criadores originais em 14 de março de 2014. Posteriormente foi bifurcado e retomado por outros desenvolvedores.

A diferença dele para o BitTorrent é que ele funcionava com uma espécie de “streaming torrent”. O enorme sucesso entre usuários se dá por ele permitir o acesso a vários títulos com muita rapidez, além de ter um grande catálogo.

E, é claro, os grandes produtores de conteúdo não gostaram nada de ver seus produtos sendo transmitidos deste modo. Foram várias as decisões determinando o fechamento do site, além de aplicação de multas aos usuários. Porém, por ser de código aberto, o serviço se multiplicou e daí surgiu o Popcorn Time.sh.

A desativação do site e de todos os serviços ocorreu desde a última terça-feira. Segundo dados do  WHOIS, o domínio foi atualizado e está atualmente listado como “ClientHold”. Isso significa que o registro para não deve ativar o DNS do Popcorn Time.sh. Assim, o site ficará inacessível.

Embora existam outras variantes, o /r/popcorntime do Reddit considera o domínio .sh como a versão ‘oficial’ do PopcornTime e o site foi anteriormente vinculado a partir do repositório oficial do Github. Como mostra a imagem abaixo, o site e os serviços associados anexados ao aplicativo por meio do domínio .sh estavam funcionando bem em 3 de novembro de 2019.

Popcorn Time.sh tem domínio desativado

Por que o Popcorn Time.sh tem domínio desativado?

Até mesmo o conselho oficial da ICANN se pronunciou.

É um status incomum que geralmente é promulgado durante disputas legais, falta de pagamento ou quando seu domínio está sujeito a exclusão.

Não foi possível confirmar oficialmente por que o PopcornTime.sh recebeu esse tratamento, mas, no passado, o status clientHold provou ser problemático para domínios e às vezes sinalizava problemas legais. De acordo com um e-mail do pessoal da InternetProtocol.co, citando fontes policiais anônimas, o operador do site pode ter sido preso na Tunísia. Porém, não há qualquer confirmação sobre isso e nem se uma coisa está atrelada a outra.

Com informações de Torrent Freak

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Editor de vídeo Kdenlive agora está disponível na Snap Store

Editor de vídeo Kdenlive agora está disponível na Snap Store

Três maneiras de bloquear ataques DDoS

Três maneiras de bloquear ataques DDoS