Notícias

23/03/2021 às 12:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Por que o Ubuntu é o sistema Linux mais usado no mundo?

Por que o Ubuntu é o sistema Linux mais usado no mundo?

Pode-se gostar ou não, preferir o original Debian ou outra distribuição. Porém, é inegável a liderança do Ubuntu quando nos perguntamos por que o Ubuntu é o sistema Linux mais usado no mundo. A distribuição original e seus sabores derivados estão em pelo menos 100 países. É usado por por governos, empresas e consumidores. Assim, o Ubuntu Desktop é o sistema operacional (SO) Linux número um do mundo. 


De acordo com a mais recente publicação de um white paper no Ubuntu blog, o Ubuntu Desktop é usado por empresas líderes de tecnologia em grande parte devido à popularidade entre os desenvolvedores de software. Segundo a publicação, o sistema é uma “plataforma atraente para uma ampla gama de aplicativos, incluindo robótica, inteligência artificial, desenvolvimento web full stack e dispositivos embarcados”.

Por que o Ubuntu é o sistema Linux mais usado no mundo? Para a Canonical, são 6 razões principais

Por que o Ubuntu é o sistema Linux mais usado no mundo?

O Ubuntu Desktop é um capacitador essencial para milhares de equipes de desenvolvimento em todo o mundo, com base em anos de evolução não apenas na comunidade Ubuntu, mas no próprio Linux. Um dos ambientes mais confiáveis, seguros e versáteis para uso em desktop, o Ubuntu oferece liberdade e controle incomparáveis.

No entanto, por que é tão popular? Este white paper examina seis razões principais pelas quais a comunidade de desenvolvedores se voltou para o Ubuntu. Desde o surgimento da IA ??e do aprendizado de máquina até a distribuição segura de pacotes de aplicativos por meio de instantâneos, o uso do Ubuntu pelos desenvolvedores continua a aumentar.

Para ter acesso ao levantamento é preciso fazer um cadastro e baixar o material. O documento começa falando que a Canonical aposta na força do open source.

Ubuntu é o desktop Linux número um do mundo e o terceiro mais popular SO global de PC. Mais de 60% das cargas de trabalho em nuvem pública executado no Ubuntu e agora, à medida que continuamos a avançar para a internet das coisas (IoT), o Ubuntu estará rodando tudo, de gateways a robótica, carros autônomos, drones, eletrônicos de consumo e muito mais.

Machine Learning e Inteligência artificial

Ubuntu é o sistema operacional preferido para uma série de tecnologias emergentes, mais notavelmente inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (ML) e aprendizado profundo (DL).

A Canonical também cita os demais fatores para o sucesso da Canonical. Entre eles:

  • Experiência de sistema operacional consistente em todas as plataformas;
  • Distribuição simplificada por meio de snaps (encaixes);
  • Hardware e software livres;
  • Amplo suporte – da Canonical e da Comunidade Ubuntu
  • Hardwares certificados por outros grandes fabricantes de computadores e notebooks, como a Dell.

Se quiser dar uma olhada no paper em inglês, clique no arquivo abaixo:

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.