Possível descontinuação/remoção da configuração inicial do Fedora

Na manhã de hoje, e a poucos minutos desta publicação, iniciou-se um debate sobre o fim da configuração inicial do Fedora. A questão foi levantada por e-mail e pela própria equipe do Anaconda. Desta forma, aquele assistente inicial criado para configurar o Fedora em sua primeira instalação em um computador, pode chegar ao fim. No entanto, os motivos são plausíveis e foram citados no e-mail.

O que diz o e-mail sobre o fim da Configuração inicial do Fedora?

A seguir, estão os motivos listados pela equipe Anaconda, este conteúdo é público:

  • A relação entre o instalador e a Configuração Inicial é muito frágil. É fácil interromper a configuração inicial por meio de alterações no instalador ou interromper o instalador enquanto tentamos consertar o suporte para a configuração inicial. Como resultado, o código compartilhado é complexo e complica o desenvolvimento e a manutenção de ambos os projetos.
  • Como tínhamos itens de maior prioridade para trabalhar, a base de código não está em um estado ideal e o repositório upstream nem sequer possui um CI automatizado adequado. A correção de todos esses problemas exigiria muitos recursos que gostaríamos de gastar na melhoria do instalador.
  • A ferramenta Configuração Inicial é desnecessariamente complicada. Como compartilha código com o instalador, ele precisa se adaptar a muitas limitações e requisitos do ambiente de instalação. Não utiliza todo o potencial do sistema instalado, porque o instalador não consegue. Ele adia todas as ações até o final da configuração, porque o instalador precisa fazê-lo. Ele não oferece a melhor experiência de usuário para a primeira configuração de inicialização, pois foi projetado para reutilizar partes de um instalador. Ele arrasta o Anaconda para os sistemas instalados.
  • Já existem alternativas: Configuração Inicial do Gnome, systemd-firstboot e preparação para solução KDE de configuração inicial. Portanto,
    o ecossistema mudou desde a introdução da Configuração Inicial. Achamos que essas alternativas são capazes de lhe oferecer uma solução melhor.

Questões levantadas para tomada de decisão

Antes de tomar qualquer ação, gostaríamos de entender seus casos de uso para descobrir como podemos ajudá-lo a tornar a transição mais tranquila e também para descobrir quanto tempo você precisaria para a migração.

A configuração inicial do Anaconda é importante para o seu projeto ou fluxo de trabalho? Qual funcionalidade é absolutamente necessária para você? Você usa o modo texto ou o modo gráfico? Você conhece alguma alternativa? Existe algo que o impeça de migrar para uma das alternativas propostas? Além disso, sinta-se à vontade para compartilhar este e-mail com qualquer grupo relevante.

Conclusão

Como dito no e-mail, há muitas outras soluções. No entanto, todos sabemos que o Anaconda é simples e prático para o usuário final. Desta forma, vamos aguardar os argumentos do time Fedora e de outras distribuições que ainda o utilizam sobre o que vão fazer.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile