SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Posso usar um HD de notebook no meu PC? Será que funciona? Eu fiz o teste!

Posso usar um HD de notebook no meu PC ?
Esta pergunta vem circulando em muitos fóruns por aí, e por incrível que pareça eu resolvi fazer um teste para ver se iria funcionar de fato. Pois bem, comprei um HD SATA para notebook e inseri no meu PC (Computador de mesa). Depois de quase 5 meses usando o HD no PC, além de checar se tudo esta funcionamento corretamente.
Em primeiro lugar observe se o seu PC tem os plugs SATA, porque se for IDE você vai ter que comprar o adaptador em alguma loja de informática. Claro, em alguns casos o IDE é chamado de PATA mas é a mesma coisa. Veja abaixo uma imagem que mostra a diferença dos plugs, ideal para você que não conhece nenhum dos dois ou nunca observou isso no seu computador.
(Imagem Google)
Mas, no caso dos notebooks eles sempre vão usar o padrão SATA, e também você pode observar que os HD’s são bem menores, mas isso também deve-se pelo fato do SATA ser mais flexível do que o ATA (IDE), depende de como queira chamar. Em termos de desempenho, a antiga interface só pode transmitir até 133 MB/s de dados, o limite da interface SATA é muito maior. Sua primeira geração já oferecia até 150 MB/s de velocidade, passando para 300 MB/s na SATA II e o máximo de 600 MB/s na SATA III.

Claro, em seguida temos os famosos e surpreendentes SSDs, mas ficará para um próximo artigo ?!

Bom, se você tem um HD SATA para Notebook em casa e o seu PC é compatível, pode usar sem medo, como disco fixo, ou se preferir use-o como HD Externo, também vai precisar de um adaptador USB que é fácil de encontrar. Mas se usar dentro do PC saiba que ele não vai explodir, queimar ou perder a vida útil, a velocidade da leitura será a mesma de quando eles estavam no notebook e um detalhe, sem aqueles barulhos, pois é, já fui usuário do barracuda mesmo sendo SATA, e tive essa experiência de máquina de fax.
Até breve!
Comentários