in

Primeira versão beta do Android Q deve ser lançada hoje!

Para quem adora testar as versões em desenvolvimento do Android, saiba que hoje pode ser lançada a primeira versão beta do Android Q.

primeira-versao-beta-do-android-q-deve-ser-lancado-hoje

O Android Q beta pode ser lançado hoje, e a qualquer momento. O site Android Police, conhecido por ficar atento as novidades do mundo Android, vem acompanhando cada passo para o próximo lançamento. Um dos pontos levantados, é que o Google sempre lança ou dá início aos lançamentos de versões de testes do Android nesta mesma época do ano, sempre em março.

O mais interessante, segundo o site, é que um novo bug tracker do Android Q beta foi criado hoje, e de acordo com os filtros de datas, tudo indica que o lançamento do Android Q beta é hoje.

primeira-versao-beta-do-android-q-deve-ser-lancado-hoje

Analisando o filtro, perceba que todos os bugs reportados para essa nova versão, a do Android Q, estão sendo datados como 11 de março.

O que esperar do Android Q?

Sempre é importante lembrar que o Google, neste momento, lançará versões diferentes para desenvolvedores, a primeira versão geralmente é uma muito instável e que com atualizações frequentes, ou seja, tudo pode mudar a qualquer momento. No entanto, há uma outra opção, onde a base do sistema não recebe tanta atualizações, mas recursos podem ser removidos ou adicionados a qualquer tempo.

Ambas possuem foco em desenvolvedores, mas a quem escolha a segunda opção para fazer testes e matar a curiosidade. Sobre os recursos, por ora, existe a possibilidade de lançamento de uma versão com modo escuro nativo.

No entanto, não sabemos ao certo se o modo escuro será ativado de maneira automática, seguindo o relógio, ou se será manual, onde o usuário escolhe quando ativar. Sendo assim, os smartphones com tela OLED serão os maiores beneficiados pelo novo recurso planejado para o Android Q.

Além disso, o famoso botão de volta, pode sair de vez do Android nesta versão. O botão vem sendo abandonado, isso graças ao recurso de navegação por gestos lançado no Android 9 Pie. Não acabou, para aqueles que adoram gravar a tela do smartphone, saiba que isso será possível de forma nativa, sem a necessidade de aplicativos de terceiros.

Além de tudo isso, o modo desktop deve chegar ao mundo Android neste lançamento. O Android Q poderá ser utilizado em outras telas, mas que por ora, a função permanece como “force desktop mode”, que como o nome diz, serve para forçar o modo experimental desktop em outras telas.

Por fim, outros novos recursos para o Android Q, devem ser apresentados no decorrer do desenvolvimento. Ao que tudo indica, o Android Q deve ser lançado oficialmente no terceiro trimestre deste ano. E como dito antes, pode sofrer alterações, como a inclusão de recursos ou remoção.

Até lá, manteremos você atualizado!

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Mozilla Firefox quer oferecer novo modelo de internet

Mozilla Firefox quer oferecer novo modelo de internet

Ubuntu destaca aplicativos do KDE Plasma 5.15

Ubuntu destaca aplicativos do KDE Plasma 5.15