Primeiro Release Candidate do kernel Linux 5.12 está disponível para teste

Lançado kernel Linux 5.13 RC-1

O desenvolvedor Linus Torvalds lançou desde o final de semana o primeiro candidato a lançamento do kernel Linux 5.12 após uma janela de mesclagem incomum. Assim, o primeiro Release Candidate do kernel Linux 5.12 está disponível para teste.

Conforme observado na semana passada, a janela de mesclagem do Linux 5.12 teve um início difícil com tempestades de gelo de inverno no noroeste do Pacífico, fazendo com que Linus Torvalds ficasse sem energia elétrica. Portanto, na primeira semana da janela de mesclagem, ele não foi capaz de lidar com o novo ciclo do kernel. No entanto, no final das contas, ele foi capaz de se atualizar esta semana e ainda lançar o Linux 5.12-rc1 dentro do prazo.

Devido à todos os problemas da tempestade de neve, Linus nomeou Linux 5.12-rc1 como o kernel “Frozen Wasteland”.

Primeiro Release Candidate do kernel Linux 5.12 está disponível para teste

Linus continuou a observar no anúncio 5.12-rc1:

Mesmo que fosse uma janela de mesclagem um pouco menor do que as anteriores, ainda é grande o suficiente para anexar apenas o meu log de mesclagem usual, não a lista completa de 10982 commits não mesclados por mais de 1500 pessoas. Portanto, é mais um sabor dos tipos de coisas que aconteceram, em vez de um mergulho profundo. 

A única coisa que talvez se destaque é que este lançamento realmente fez uma boa limpeza histórica. Sim, no geral ainda temos mais linhas novas do que removemos, mas fizemos uma limpeza geral, removendo o suporte OPROFILE legado (as ferramentas do usuário têm usado a interface “perf” por anos) e removendo várias plataformas SoC legadas e vários drivers que não fazem mais sentido.

O Linux 5.12 stable deve ser lançado no final de abril ou possivelmente no início de maio. Tudo depende de como vai se desenrolar o resto deste ciclo.

Até então, se você quiser experimentar o primeiro Release Candidate do kernel Linux 5.12 para um test drive, acesse a página do kernel.org. Lembre-se de NÃO instalar esta versão de pré-lançamento em uma máquina de produção.

Versão pode ser menor

Embora o kernel 5.12 do Linux seja embalado com mais drivers novos e atualizados para melhorar o suporte ao hardware, parece que será uma versão geral pequena em comparação com os branches anteriores. Isso se deve à limpeza de primavera que os desenvolvedores do kernel fizeram. Menor é mais por força de expressão, o que não significa que seja pequeno. As versões anteriores tiveram entre 12 e 13 mil commits. Agora, deve ficar na casa dos 10 mil.

Por exemplo, o kernel do Linux 5.12 remove o suporte OPROFILE legacy, pois as ferramentas do usuário usaram a interface “perf” por muitos anos, várias plataformas SoC legadas, bem como alguns drivers desnecessários.

O kernel Linux 5.12 apresenta

Processadores + Plataformas SoC:

Virtualização:

Gráficos:

Phoronix

Sair da versão mobile