Primeiro release candidate do Linux 6.6 vem com EEVDF, AMD DBC e Intel Shadow Stack, mas sem Bcachefs

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Saiu neste final de semana o primeiro release candidate do Linux 6.6 e ele vem com EEVDF, AMD DBC e Intel Shadow Stack, mas sem Bcachefs. A janela de mesclagem do Linux 6.6 terminou como o período em que novos recursos e melhorias são adicionados ao kernel. O Linux 6.6-rc1 está disponível enquanto os desenvolvedores do kernel e a comunidade de testes começam a estabilizar esta próxima grande versão do kernel Linux. Com o Linux 6.6, há muitas adições de recursos interessantes, mas também uma adição notável que, mais uma vez, não foi escolhida.

Linus Torvalds escreveu no anúncio no anúncio do Linux 6.6-rc1:

“Todas as estatísticas do 6.6 parecem bastante normais até agora – como sempre, a maior parte do patch são drivers (um pouco de tudo, mas redes e GPU são as duas maiores áreas), com atualizações de arco chegando em segundo lugar notável, e então temos ferramentas e documentação.

Obviamente, também há atualizações principais do kernel (atualizações do sistema de arquivos, redes, atualizações principais da VM, etc.), mas sim, todo o suporte de hardware – sejam drivers ou CPUs – tende a diminuir todas as mudanças principais no diffstat.

E como sempre, há muitas alterações individuais – ou até mesmo desenvolvedores – para listar na janela de mesclagem. Temos mais de 12 mil commits de mais de 1.700 desenvolvedores individuais e mais de 800 fusões para unir tudo. Tudo isso é bastante normal , este parece não ser um lançamento muito pequeno nem particularmente grande.”

Primeiro release candidate do Linux 6.6 vem com EEVDF, AMD DBC e Intel Shadow Stack, mas sem Bcachefs

Entre os destaques do Linux 6.6 estão o lançamento do agendador EEVDF , mudanças na fila de trabalho para beneficiar CPUs de chiplet AMD , experimentação com DRM CI , KSMBD não é mais experimental , um driver de configurações de BIOS HP , uma porta Qt6 do make xconfig do kernel , novo hardware de som suporte , suporte para ruído do controlador Stadia , o driver Intel IVSC é adicionado , AMD Dynamic Boost Control , ReiserFS declarado obsoleto , melhor proteção contra comportamento desonesto pelo driver proprietário da NVIDIA e suporte Intel Shadow Stack é finalmente adicionado. Esses são os principais destaques. Terei meu artigo mais completo de visão geral dos recursos do Linux 6.6 publicado na segunda-feira.

Mas o que notavelmente não fez o Linux 6.6: o sistema de arquivos Bcachefs não foi incluído . Veremos se será tentado mais uma vez no Linux 6.7 depois de algumas discussões do Linux-Net examinando quaisquer discussões adicionais do kernel.

A versão estável do Linux 6.6 será lançada no final de outubro ou início de novembro, dependendo de como o resto do ciclo se desenrola em termos de bugs/regressões desagradáveis.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.