in

Privacidade e segurança na Internet

Nos dias atuais não dá para ficar utilizando a Internet sem segurança, aqui vão algumas dicas para você não correr tanto risco na web!

PRIVACIDADE E SEGURANÇA NA INTERNET

São infinitos os benefícios que podemos obter usando a internet, desde tarefas simples até as mais complexas. Mas, tudo tem um lado bom e um lado ruim, e a internet não foge desta regra. Caso não tivermos atenção com a segurança, ela pode ser usada contra nós.

A internet é um lugar onde qualquer um pode estar sujeito a invasões de criminosos virtuais, espionagem de governos e de espionagem de concorrentes de negócio, tudo depende de como aplicar as regras de segurança.

O primeiro passo é ter um serviço de VPN de confiança, uma boa VPN vai ocultar seu endereço IP, aumentar a velocidade da sua navegação, manter você no anonimato e contornar todos os tipos de bloqueios geográficos.

  • Usar uma VPN gratuita é sempre uma roubada, nenhuma empresa de segurança gastaria milhões de dólares desenvolvendo uma VPN ou Antivírus e depois oferecê-lo gratuitamente, a menos que tenha sido desenvolvida simplesmente para monitorar sua atividade online e vender informações sobre você para fins de marketing. Confira aqui as VPN mais confiáveis.
  • Verifique se está usando a versão atualizada do sistema operativo, pois isso influencia nos níveis de vulnerabilidade do sistema.
  • Baixe todas as atualizações disponíveis que aparecem nas notificações do sistema operacional.
  • Instale um antivírus legítimo para ajudar a proteger seu dispositivo contra ameaças de malware e vírus.
  • É importante que você navegue apenas nos sites considerados seguros. Verifique se os sites que você visita têm criptografia HTTPS.
  • Não use a mesma senha para contas diferentes. Escolha para a senha, números e caracteres especiais. Como medida extra de precaução, complete as questões de segurança com respostas fictícias e fáceis de lembrar, e não fatos que possam revelar suas informações pessoais.
  • Seja prudente ao usar qualquer conexão Wi-Fi. Os hotspots de Wi-Fi são geralmente inseguros, pois não codificam informações transmitidas pela internet. Além disso, as ferramentas usadas pelos hackers permitem que eles extraiam nomes de usuário, senhas e outras informações que fornecem acesso há contas financeiras.

Como evitar censura na internet quando for viajar?

Como todo mundo sabe, os governos podem limitar o acesso a alguns sites, como é o caso do bloqueio do Facebook na China ou na Arábia Saudita, ou como a França a Rússia e os Estados Unidos que bloqueiam alguns dos seus sites para usuários que não estejam nos seus países.

Para ter acesso a qualquer site de qualquer país, sem qualquer censura, basta contratar um serviço de VPN. Com um serviço de VPN você pode mascarar o seu endereço IP. Basta redirecionar sua conexão à internet por meio de um servidor em um país de sua escolha e pode ter acesso a todos os sites daquele país e que são censurados no seu país.

O que você precisa saber para escolher uma VPN?

  • Tenha cuidado com as ofertas boas demais para serem verdade ou VPNs 100% gratuitas.
  • Teste gratuitamente o produto antes de comprar. Bons provedores permitem que você teste o produto gratuitamente antes de comprar.
  • Escolha as que não prejudicam o desempenho do seu computador e da navegação. Uma boa VPN não reduz a velocidade da sua navegação.

É isso, esperamos ter ajudado você a ter um pouco mais de segurança e privacidade na Internet, seja onde for!

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Linux Mint tem recorde de doações e facilita instalação do Wine

Linux Mint tem recorde de doações e facilita instalação do Wine

Chrome deixa Firefox ainda mais para trás

Chrome deixa Firefox ainda mais para trás