Privacy Sandbox: novo lançamento do Google usa o histórico de navegação do Chrome para anúncios

O Privacy Sandbox é a nova plataforma de publicidade baseada em interesses do Google. A nova plataforma, leva o rastreamento dos interesses do usuário de cookies de terceiros para o navegador Chrome. Ao iniciar o navegador Google Chrome, os usuários verão agora um alerta intitulado “Privacidade aprimorada de anúncios no Chrome” que descreve brevemente a nova plataforma de anúncios.

Privacy Sandbox: nova plataforma de anúncios do Google

O Google disse que a empresa está lançando novos recursos de privacidade que oferecem mais opções sobre os anúncios que você vê. “O Chrome anota tópicos de interesse com base em seu histórico de navegação recente. Além disso, os sites que você visita podem determinar o que você gosta. Posteriormente, os sites podem solicitar essas informações para mostrar anúncios personalizados. Você pode escolher quais tópicos e sites serão usados para mostrar a você Publicidades.”

Este alerta oferece dois botões, “Entendi’ e ‘Configurações”, que muitos usuários reclamam que são confusos e enganosos, já que a nova plataforma de publicidade será habilitada no Google Chrome independentemente do botão em que você clicar.

Cookies de terceiros levou à criação da nova plataforma

Antes de entrarmos no Privacy Sandbox do Google, é essencial entender o que é um cookie de terceiros e como chegamos ao ponto de criar uma nova plataforma de publicidade baseada em interesses. Um cookie de terceiros é um cookie de navegador criado por um domínio da web diferente do site (como um anunciante) que você está visitando atualmente e geralmente é descartado por scripts de rastreamento e anúncios.

Esses cookies podem então ser usados para rastreá-lo em outros sites utilizando código do mesmo domínio de terceiros, permitindo que os anunciantes determinem em quais tópicos você está interessado, o que você gosta de comprar e seus hábitos de navegação.

Como parte da lei do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia, que entrou em vigor em 2018, os anunciantes foram obrigados a limitar o uso de cookies de terceiros sem a permissão dos usuários. Isso levou ao constante bombardeio de mensagens de consentimento de cookies que você vê quando visita um site, incluindo o BleepingComputer, solicitando sua permissão para permitir cookies de terceiros antes que um anunciante pudesse mostrar publicidade baseada em interesses.

Em 2019, o Mozilla Firefox começou a bloquear cookies de terceiros por padrão, seguido pelo Apple Safari em 2020, desferindo um grande golpe na indústria da publicidade, sendo o Google o maior.

Assim, para superar a diminuição do uso de cookies de terceiros e continuar fornecendo publicidade baseada em interesses, o Google introduziu uma nova plataforma chamada Federated Learning of Cohorts (FLoC), que finalmente se transformou em Topics, um recurso importante do novo Privacy Sandbox.

Embora o Google afirme que o Privacy Sandbox foi projetado para aumentar a privacidade, permitindo que seu navegador calcule seus interesses localmente, em vez de por meio de cookies, Apple, Mozilla e WC3 TAG citaram vários problemas com a proposta.

Privacy Sandbox

O Privacy Sandbox é uma nova plataforma de publicidade criada pelo Google e projetada para criar uma maneira mais privada de rastrear os interesses de publicidade de um usuário. Em vez de usar cookies de terceiros colocados por diferentes anunciantes e empresas de rastreamento, o Privacy Sandbox calculará localmente os interesses do usuário diretamente no navegador, atualmente usado apenas no Google Chrome.

Os anunciantes que usam o novo Privacy Sandbox podem solicitar aos visitantes que mostrem um anúncio relevante, com o navegador respondendo com dados anônimos que listam as categorias nas quais o usuário está interessado.

Esses interesses são computados a partir do histórico de navegação do usuário, onde estão os sites associados a diversas categorias de assuntos, como Esportes universitários, Lâminas e barbeadores, Patinação no gelo, Quadrinhos, Musculação, etc.

O Sandbox de privacidade é dividido em três componentes denominados Tópicos de anúncios, Anúncios sugeridos pelo site e Medição de anúncios.

O Google disse ao BleepingComputer que a plataforma Privacy Sandbox usa Oblivious HTTP Relays para transmitir dados entre o navegador e os anunciantes, proporcionando mais privacidade aos usuários.

Essas retransmissões impedem que o Google associe os endereços IP dos usuários aos seus dados de interesse e removem cabeçalhos de solicitação desnecessários de quaisquer conexões.

O Google afirma que testará o recurso Privacy Sandbox até 2024, com 1% dos cookies de terceiros obsoletos a partir do primeiro trimestre de 2024, sendo totalmente desativados por padrão no quarto trimestre de 2024.

Como desativar o Sandbox de privacidade do Google

Se você não deseja usar o Privacy Sandbox do Google, é possível desativá-lo no Google Chrome. Para desativar o Privacy Sandbox no Google Chrome, siga estas etapas:

Vá para Configurações > Privacidade e segurança > Privacidade de anúncios e será exibida uma tela mostrando cada recurso individual.

Para desativar cada recurso, clique em Tópicos de anúncios e alterne o recurso para que seja desativado.

  1. Faça o mesmo com os anúncios sugeridos pelo site e com a medição de anúncios para desativar esses recursos.
  2. Depois que todas as três opções forem desativadas, o recurso Privacy Sandbox será totalmente desativado.
  3. Agora você pode fechar a página de configurações do Chrome e usar o navegador normalmente.
Via: Bleeping Computer
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Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
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