Processo 1-alfa da Micron oferece melhorias na densidade e desempenho de DRAM

Processo 1-alfa da Micron oferece melhorias na densidade e desempenho de DRAM

A Micron recentemente começou a fabricar DRAM usando seu novo processo 1-alfa e entregou o primeiro volume de remessa dos novos chips para alguns de seus maiores clientes. O novo processo suporta densidades de 8 Gb a 16 Gb e atualmente é usado para fazer RAM DDR4 e LPDDR4.

A tecnologia de memória tem melhorado continuamente na última década para atender à crescente demanda por maior densidade de bits, desempenho e eficiência energética.

Processo 1-alfa da Micron oferece melhorias na densidade e desempenho de DRAM

A maior parte da fabricação de DRAM da Micron tem usado sua tecnologia 1Z nm desde 2019; mas o processo 1-alfa proporciona uma melhoria de 40% na densidade da memória junto com uma queda de 15% no consumo de energia.

A Micron recentemente começou a fabricar DRAM usando seu novo processo 1-alfa e entregou o primeiro volume de remessa dos novos chips para alguns de seus maiores clientes.

Cerca de 10% do aumento de desempenho foi alcançado por melhorias no design; materiais melhores e ferramentas mais avançadas para depositar, remover seletivamente ou gravar esses materiais nos chips.

O maior problema da Micron é a escassez de componentes que está afetando empresas como AMD, Nvidia e Apple; o que, por sua vez, leva a uma menor demanda por DDR4, LPDDR4X, LPDDR5, GDDR6 e GDDR6X.

Ainda assim, a Micron diz que seu novo processo 1-alfa levará a uma redução nos custos de fabricação que, por sua vez, deve levar a melhores preços.

Em um comunicado, o vice-presidente executivo da Micron, Sumit Sadana, disse:

Com nossa liderança na indústria em tecnologia DRAM e NAND, a Micron está em uma excelente posição para alavancar o crescimento em memória e armazenamento, que devem ser os segmentos de crescimento mais rápido na indústria de semicondutores na próxima década.

Tech Spot

Sair da versão mobile