in

Procurando uma alternativa ao Chrome OS? Conheça o Ubuntu Web que roda com o Firefox

Projeto ainda está em desenvolvimento.

Procurando uma alternativa ao Chrome OS? Conheça o Ubuntu Web que roda com o Firefox

Uma das razões do sucesso cada vez maior dos Chromebooks e do seu sistema próprio sistema operacional Chrome OS é a possibilidade de fazermos tudo na nuvem, sem a necessidade de instalação de programas para realizar as mais diversificadas tarefas. Porém, há algumas (ou várias) limitações. Embora o Chrome OS use o kernel Linux oculto, ele está disponível exclusivamente para execução apenas no hardware do Google, como o Chromebook. Portanto, se você estiver procurando uma alternativa, em breve ela chegará. Conheça o Ubuntu Web, um Linux que é alternativa ao Chrome OS e que, entretanto, funciona com o Firefox.

Assim, você poderá experimentar o potencial da computação em nuvem no seu laptop usando o Ubuntu Web.

Ubuntu Web OS com navegador Firefox

Procurando uma alternativa ao Chrome OS? Conheça o Ubuntu Web que roda com o Firefox

O Ubuntu Web é um novo projeto que visa criar um sistema operacional alternativo para o Chrome OS, combinando o poder do Ubuntu Linux e o navegador Firefox da Mozilla. Ao contrário do Chrome OS, é baseado no Firefox que você provavelmente pode executar em qualquer computador.

Curiosamente, o projeto foi iniciado pela mesma jovem desenvolvedora, Rudra Saraswat, que lançou recentemente o Ubuntu Unity Remix e o Ubuntu Education (UbuntuEd). Até agora, contudo, nenhuma informação adicional foi revelada, exceto o anúncio. A comunidade ainda está em discussões para escolher uma interface gráfica leve por padrão.

Allan Carvalho, um dos membros do projeto, diz que o Ubuntu Web é um projeto que veio competir com o Chrome OS, baseado no navegador Firefox.

No entanto, o Ubuntu Web não é um novo concorrente baseado no Linux para o Chrome OS. Anteriormente, testemunhamos vários sistemas operacionais baseados em nuvem, como o Apricity OS ou Cub Linux, que pretendiam se tornar uma alternativa ao Chrome OS.

Infelizmente, os dois foram descontinuados e, atualmente, não há um concorrente direto do Chrome OS. Portanto, seria empolgante ver se o Ubuntu Web poderia realmente cumprir essa tarefa.

Fossbytes