Projeto GNOME fecha todas as listas de discussão

Não deixa de ser uma má notícia para quem gosta de acompanhar essas listas.

O Projeto GNOME está se preparando para encerrar suas listas de discussão devido a problemas de manutenção da instância GNU Mailman do projeto. Isso porque depende do Python 2 e, além disso, faltam moderadores. Então, não deixa de ser ruim saber que o Projeto GNOME fecha todas as listas de discussão

Os líderes da comunidade mantêm uma seleção substancial de listas de discussão, hospedadas através da ferramenta Mailman do Projeto GNU. Ele também hospeda sua própria instância da ferramenta de fórum da Web Discourse, também usada pela Canonical para hospedar os fóruns oficiais do Ubuntu.

Isso vai mudar, e muito em breve: no final deste mês. Anúncios em várias das listas, como aqui na lista para o cliente de e-mail Evolution, informam que as listas estão fechando e as discussões devem passar para o Discourse.

O ex-diretor executivo do projeto GNOME Neil McGovern disse ao Reg:

Como muitos outros projetos que usam o Mailman, estamos descobrindo que confiar em um programa Python 2 não é sustentável.

Isso sugere que o projeto está executando o Mailman 2, já que o Mailman 3 usa o Python 3.7 ou mais recente.

Para ser justo, tem havido muitos avisos. O plano foi mencionado pela primeira vez em junho de 2020. A Fundação Mozilla fez o mesmo há algum tempo e publicou instruções de como acessar os grupos de Discurso por e-mail. O Projeto GNOME também tem ajuda para usuários com deficiência visual que usam um leitor de tela em seu computador – notadamente, o projeto hospeda a lista do leitor de tela Orca.

A coordenadora da equipe de infraestrutura do GNOME, Andrea Veri, disse:

Projeto GNOME fecha todas as listas de discussão.

Desde que introduzimos o Discourse, a instância Mailman do GNOME teve um declínio na utilização nos últimos anos. A nova plataforma oferece muito mais recursos do que o Mailman, incluindo gamificação que as gerações mais novas, em geral, apreciam, mas também suporte a remarcação, feeds RSS, suporte adequado a spam, vários tipos de autenticação e assim por diante.

Ele também mencionou a redução da fragmentação das comunidades do GNOME, juntamente com uma integração aprimorada, como uma ponte para o Matrix para bate-papo ao vivo. A mudança faz parte de uma modernização geral da infraestrutura do Projeto GNOME, que também passou do IRC para o Matrix e do GitLab cgit.

A queda do uso de listas de discussão em um setor tão de nicho é vista por muitos como um fato preocupante.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile