in

Projeto SPURV permite que aplicativos para Android sejam executados no Linux!

O projeto esta em fase de testes e os resultados são positivos e reais! Confira!

O Projeto SPURV que já foi anunciado por aqui no SempreUpdate, vem ganhando força e corpo. Inicialmente eram testes e agora já temos amostra sobre o funcionamento do SPURV. A novidade esta sendo desenvolvida pela Collabora, uma empresa com sede no Reino Unido, a empresa é conhecida por sua consultoria e desenvolvimento de software.

Em seu Blog, a Collabora explica que o SPURV é o seu mais novo projeto “ambiente experimental contentorizado em Android”. O termo contentorizado neste caso, é devido ao modelo do ambiente, utilizando os famosos contêineres.

O SPURV permite que aplicativos desenvolvidos exclusivamente para Android, possam ser executados em janelas flutuantes. O projeto cria um ambiente Android Virtual no Linux, assemelhando-se ao Bluestacks e similares, a tecnologia é a mesma.

Mas, muitos componentes desenvolvidos pela Collabora estão presentes no SPURV, a ideia é que este ambiente virtual, consiga executar as mesmas tarefas em matéria de execução de software sem deixar a desejar.

Com o SPURV será possível reproduzir áudios das aplicações, como por exemplo, jogos dentre os mais variados, conectar a redes para acesso a internet ou transmissão de dados e exibir gráficos acelerados por hardware com a ajuda do sistema hospedeiro, no caso, a distribuição Linux.

A parte mais interessante é ‘SPURV HWComposer,’ que renderiza aplicativos Android no Windows, juntamente com as janelas dos aplicativos nativos do Linux. Isso é o que diferencia o SPURV de outros métodos de execução do Android em um computador.

Para que isso funcione, o desktop Linux deve estar usando o servidor de exibição Wayland, já que alguns sistemas operacionais baseados em Linux usam o X11. Já quer instalar o SPURV? Infelizmente os binários pré-desenvolvidos para o SPURV ainda não estão disponíveis, mas você pode compilar partir do código-fonte.

Confira abaixo um vídeo, onde a Collabora demonstra como o SPURV funciona:

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

RHEL 8.0 Beta não incluirá o servidor de banco de dados NoSQL MongoDB

Red Hat e Microsoft estendem parceria até 2024

Reino Unido vai extraditar Julian Assange para os EUA

WikiLeaks libera novos documentos após prisão de Assange