Projetos de código aberto são essenciais na área da saúde

Softwares de código aberto são essenciais, sobretudo, na saúde!

O setor de saúde é uma área muito importante, porque todo mundo precisa dela. Nesse sentido, todos se beneficiam das inovações que os projetos de código aberto ali baseados produzem. A verdade é que os projetos de código aberto são essenciais na área da saúde.

O pessoal do Linux Magazine fez algumas perguntas nesse sentido para nos dar um norte na importância dos projetos de código aberto na área da saúde. Abaixo duas dessas perguntas respondidas pelo analista Kate Stewart:

O projeto Linux Foundation Public Health (LFPH) foi fundado durante a pandemia de Covid. Ele mantém seu direito de existir agora que a pandemia está diminuindo?

Kate Stewart respondeu: A contribuição da comunidade tem sido um grande trunfo durante a pandemia, provavelmente até salvando vidas para alguns. Além disso, outros projetos de saúde pública da Linux Foundation (LFPH) oferecem grande valor agregado, por exemplo, o projeto Cardea [1], que fornece evidências facilmente verificáveis, confiáveis ??e imutáveis ??de testes de saúde ou vacinação que são compartilhados respeitando a privacidade e podem ser . Na época da fundação do LFPH, a comunidade de tecnologia teve uma oportunidade única de trabalhar em conjunto em nome de um problema de saúde global urgente. Mas a necessidade de colaboração da saúde pública agora persiste. Daqui para frente, esperamos enfrentar os desafios globais de TI em saúde com um impulso semelhante,

Qual é o papel do Linux no setor de saúde? O que especificamente o software livre pode alcançar lá? E o que precisamos com mais urgência?

Kate Stewart: Linux e código aberto são onipresentes em sistemas embarcados, inclusive na área da saúde. O software de código aberto pode ser encontrado em tudo, desde aparelhos auditivos até sistemas de imagens médicas maiores. Além disso, muitos gateways para dispositivos médicos e sistemas de monitoramento de pacientes provavelmente serão implementados de alguma forma.

A verdade é que o código aberto é essencial em qualquer setor, já que “ao contrário dos softwares proprietários, os de código aberto podem ser corrigidos a qualquer momento e por qualquer desenvolvedor, sem precisar esperar por atualizações da empresa criadora da solução”.

O software deve ter um código-fonte que permita que os usuários o abram e que esteja legível para qualquer programador. A licença do software libera alterações no código e modificações de programas, mas sua distribuição deve ser feita sobre os mesmos termos da licença original.

No setor da saúde, o código aberto é essencial!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile