Projetos de software livre defendem alternativa à rede Freenode IRC

A cada minuto, não param de surgir novos projetos relacionados ao software livre deixando a rede IRC Freenode e se movendo para redes IRC alternativas ou outras plataformas de bate-papo. A rede Freenode IRC existe há mais de duas décadas e é muito popular com projetos de software de código aberto e gratuito. É ideal para envolver-se em discussões de desenvolvimento, suporte ao usuário e muito mais. No entanto, agora, devido a uma “aquisição hostil” e com toda a equipe voluntária deixando a rede, os projetos estão lutando para migrar para plataformas de bate-papo alternativas.

Portanto, renovação é a palavra de ordem dos voluntários da equipe que deixaram a Freenode devido a uma “aquisição hostil” pela qual uma pessoa tem procurado exercer o controle sobre esta rede de IRC. Andrew Lee, o fundador do serviço VPN Private Internet Access (PIA), está tentando assumir o controle da rede IRC da Freenode após adquirir a Freenode Limited como sua organização de conferências ao vivo.

É importante notar que o Private Internet Access e London Trust Media era proprietário do Linux Journal e contribuiu ou doou para vários projetos de código aberto. Andrew Lee também está envolvido na atual inicialização do “desktop em nuvem” da Shells.com Linux, que foi adotado por várias distribuições Linux diferentes. Portanto, o interesse em Freenode não é totalmente uma surpresa, especialmente considerando sua história e longo interesse no IRC.

Quanto à saída da equipe, mais detalhes sobre a situação da equipe podem ser encontrados neste post por um dos ex-membros da equipe da Freenode. Para os críticos, o serviço livre de IRC morreu e isso tem causado grandes repercussões até em gigantes do setor.

Projetos de software livre defendem alternativa à rede Freenode IRC

A Freenode Limited também publicou uma resposta:

Dados os milhões que injetei na freenode até agora, o fato de ser minha propriedade e o fato de ter protegido a equipe da freenode com trabalho jurídico profissional e financiamento quando eles precisavam de ajuda e ainda podiam mentir e caluniar assim … diz muito sobre quem eles são. Entristece-me ver que christel foi forçada a sair e gostaria que ela se sentisse segura ao voltar. Estou frustrado que a aquisição hostil de tomaw pareça ter sucesso, apesar de tudo. Eu simplesmente quero que a freenode continue sendo uma grande rede de IRC, e a apoie financeira e legalmente como eu tenho feito há muito tempo.

Devido a este êxodo de funcionários da Freenode e preocupações com a privacidade surgidas com um único indivíduo procurando controlar esta rede IRC popular, os projetos de software livre começaram a sair da rede.Libera.Chat como uma nova alternativa de rede IRC carregando o mesmo ethos anterior da Freenode. CentOS e Haiku estão entre os muitos projetos que anunciam a mudança para outros lugares, enquanto vários projetos continuam discutindo a possível mudança em suas respectivas listas de discussão (QtUbuntuFedora ).

Alguns dos projetos que partem da Freenode estão mudando para Libera.Chat, enquanto outros estão mudando para OFTC e outras plataformas. Além dessa mudança na rede IRC, um número crescente de projetos nos últimos anos também tem se movido para nomes como Matrix, Discourse e outras alternativas de comunicação modernas.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile