Protocolos X.Org 2022.2 lançados com extensão XWAYLAND e DRI3 v1.3

Esta é uma rara atualização relacionada ao Xorg.

O Xorgproto 2022.2 acaba de sair como a versão mais recente desta coleção de protocolos X.Org/X11. O mais importante desta rara atualização do xorgproto é a introdução de uma nova extensão, o XWAYLAND.

A extensão XWAYLAND para os protocolos X.Org é simplesmente uma extensão burra a ser observada para o aplicativo/software que está sendo executado no XWayland. 

A extensão XWAYLAND fornece o protocolo mínimo para simplesmente ser implementado no servidor XWayland para que os aplicativos possam saber com segurança se ele está ou não sendo executado no XWayland ou sua ausência para então denotar um servidor X.Org genuíno (ou servidor XWayland mais antigo).

Protocolos X.Org 2022.2 lançados com extensão XWAYLAND e DRI3 v1.3

O software até este ponto realizou várias verificações para tentar determinar se a execução sob o XWayland é uma maneira mais robusta de determinar seu ambiente verificando se a extensão XWAYLAND existe. 

Protocolos X.Org 2022.2 lançados com extensão XWAYLAND e DRI3 v1.3.

É bastante simples, mas útil se precisar saber com segurança se o seu jogo ou aplicativo está sendo executado no XWayland para lidar com comportamentos diferentes ou solucionar problemas.

Esta extensão existe para servir a um propósito: identificar de forma confiável Xwayland. As tentativas anteriores de fazer isso incluíam consultar a janela raiz propriedades, nomes de saída ou nomes de dispositivo de entrada. Todas essas tentativas são pouco confiável. Em vez disso, vamos usar uma extensão – onde isso extensão está presente, temos um servidor Xwayland.

A versão xorgproto 2022.2 também atualiza o protocolo DRI3 para a versão 1.3 para uma nova solicitação DRI3SetDRMDeviceInUse. 

Esta solicitação fornece uma dica ao servidor sobre o dispositivo em uso por esta janela. Isso é usado para fornecer DRI3GetSupportedModifiers com uma dica de qual dispositivo modificadores de retorno para o valor de retorno window_modifiers.

O uso desta dica permite que modificadores específicos do dispositivo ser retornado por DRI3GetSupportedModifiers, por exemplo quando um aplicativo é renderizado e elegível para varredura direta.

Mais detalhes sobre a pequena atualização do xorgproto 2022.2 através da mensagem xorg-announce.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile