in

Proton 5.0-7 é lançado com melhorias para GTA 4, Street Fighter 5 e atualização DXVK

Proton 5.0-9 lançado para correção de bug

Com melhorias para GTA 4, Street Fighter 5 e atualização DXVK, acaba de ser lançado o novo Proton 5.0-7. Além de vir com atualizações importantes para esses jogos mais famosos, agora é possível jogar Grand Theft Auto 4 e Streets of Rage 4, por exemplo.

Caso ainda não conheçam, o Proton é um projeto que se baseia no Wine e visa a garantir que  aplicativos e jogos baseados e/ou criados para Windows possam ser executados no Linux como se eles eram nativos com a ajuda do cliente Steam.

O pacote inclui a implementação do DirectX 09/10/11 (baseado no pacote DXVK) e do DirectX 12 (baseado no vkd3d), trabalhando na tradução de chamadas do DirectX para a API Vulkan, fornecendo suporte aprimorado controladores de jogos e a capacidade de usar o modo de tela cheia, independentemente do suporte no jogo.

Para aumentar o desempenho de jogos multithread, os mecanismos “esync” (Eventfd Synchronization) e “futex / fsync” são suportados.

Todas as alterações implementadas no Proton são transferidas na forma de patches para o projeto Wine na versão de desenvolvimento posterior da qual o Proton se baseia.

O que há de novo no Steam Proton 5.0-7?

Proton 5.0-7 é lançado com melhorias para GTA 4, Street Fighter 5 e atualização DXVK

Nesta nova versão além dos jogos adicionados ou com performance melhorada, você pode observar algumas variações, além de alguns bugs que serão resolvidos, pois essa é uma implementação inicial.

Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão do Proton 5.0-7 é a atualização da camada DXVK para a versão 1.6.1 com a implementação do Direct3D 10/09/11 na API Vulkan atualizada e a camada vkd3d foi atualizada com Implementação do Direct3D 12 na API Vulkan.

Também há ferramentas de depuração aprimoradas nesta nova versão. Além disso, os desenvolvedores trabalharam para corrigir alguns problemas de som nos jogos TrackMania Nations Forever, TrackMania Ultimate Forever e Zusi 3 Aerosoft.

Corrigido um problema de falha no jogo Plebby Quest: The Crusades e uma conexão com o Gearbox SHiFT foi estabelecida em Borderlands 3.

Por fim, se você quiser saber mais sobre as alterações implementadas nesta nova versão do projeto, consulte os detalhes no link a seguir.

Como ativar o Proton no Steam?

Por fim, para aqueles que estão interessados em experimentar o Proton , eles devem ter a versão beta do Steam instalada em seu sistema; caso contrário, eles podem ingressar na versão beta do Linux a partir do cliente Steam.

Para fazer isso, eles devem abrir o cliente Steam e clicar em Steam no canto superior esquerdo e depois em Configurações.

Na seção “Conta”, você encontrará a opção de se registrar para a versão beta.  Fazer isso e aceitar fechará o cliente Steam e fará o download da versão beta (uma nova instalação).

No final e depois de acessar sua conta, eles retornam para verificar se já estão usando o Proton. Agora você pode instalar seus jogos regularmente, e você será lembrado apenas pelo Proton.

Por outro lado, se você estiver interessado em compilar o código por conta própria, poderá obter a nova versão baixando- a no link a seguir.

As instruções, bem como os detalhes para realizar esse processo e outras informações sobre o projeto podem ser encontradas neste link.

Ubunlog

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.