in

Proton 5.0-9 lançado para correção de bug

Valve adiciona suporte OpenXR ao SteamVR na ‘Developer Preview’.

Após o grande lançamento do Proton 5.0-8 da semana passada, a Valve e a CodeWeavers aniciaram que foi lançado o Proton 5.0-9 como uma rápida correção de bug. A mudança mais importante na chegada do Proton 5.0-9 é uma correção para jogos que exigem que o cliente Origin da EA para poderem rodar. A segunda mudança é uma correção para Final Fantasy XII: The Zodiac Age.

Proton 5.0-9 lançado para correção de bug

É isso que diz respeito às alterações listadas no Proton 5.0-9. Por outro lado, ocorreu apenas alguns dias após a enorme atualização -8 com os códigos VKD3D e DXVK mais recentes, muitas correções de jogos, suporte para os mais recentes SDKs do Steam, várias melhorias de desempenho e muito mais.

Valve adiciona suporte OpenXR ao SteamVR na ‘Developer Preview’

Proton 5.0-9 lançado para correção de bug

Além disso, a Valve também anunciou o OpenXR Developer Preview para SteamVR. O SteamVR está atualmente passando em torno de 95% dos testes de conformidade OpenXR necessários. Isso é considerado bastante empolgante para o futuro da Realidade Virtual, já que a Valve agora deu seu apoio ao padrão OpenXR e adicionou suporte ao SteamVR.

O que é o OpenXR?

Supervisionado pelo The Khronos Group, que também supervisiona as APIs OpenGL/Vulkan, é um padrão aberto e sem royalties que fornece acesso de alto desempenho à Realidade Aumentada (AR) e à Realidade Virtual (VR). Dessa forma, os desenvolvedores podem começar a segmentar o OpenXR e executá-lo em várias plataformas para XR (AR/VR). Padrões como esse são importantes para que os desenvolvedores não precisem reescrever o código para segmentar cada empresa do seu jeito com o XR.

Graças ao Khronos Group e ao extenso trabalho árduo dos muitos membros do OpenXR (AMD, ARM, Epic, Facebook, Google, HTC, Microsoft, NVIDIA, Qualcomm, Unity, Valve e muitos mais), a VR agora possui uma API consolidada para permitir que desenvolvedores para trazer suporte universal de VR às suas aplicações.

Com o OpenXR, pela primeira vez, os desenvolvedores poderão criar seu conteúdo de uma maneira que lhes permita abranger os inúmeros tipos de plataformas de hardware e software.

Para a Valve, este é apenas o começo

A Valve disse que este é apenas o começo. Sendo assim, continuarão expandindo seu suporte ao OpenXR, com a visualização do desenvolvedor atualmente suportando o OpenXR 1.0.9. Parece que o suporte ao OpenXR também é bastante longo, sendo aprovado em “95% dos testes de conformidade”.

Ele não está ativado para todos os usuários, pois está no canal Beta. Então, você precisa estar inscrito, pois, atualmente é destinado aos desenvolvedores para testar. Ele suporta o trabalho com o Vulkan no Linux e no Windows.

Você pode ver o anúncio deles aqui .