Proton 6.3-1 da Valve adiciona suporte para mais jogos e melhora suporte do controlador do PlayStation 5

A Valve lançou nesta Semana Santa o Proton 6.3-1 como a versão mais recente de sua ferramenta de compatibilidade para o Steam Play para ajudá-lo a executar jogos do Microsoft Windows em seu sistema operacional baseado em Linux. Assim, dentro deste contexto, o novo Proton 6.3-1 da Valve adiciona suporte para mais jogos e melhora suporte do controlador do PlayStation 5.

Este é um grande lançamento e o primeiro da série 6.x, adicionando suporte para vários videogames, incluindo Arena Wars 2, ARK Park, Battle Arena VR, Bioshock 2 Remastered, Company of Heroes 2, Divinity: Original Sin 2, Gravity Sketch, Home Behind 2, King Arthur: Knight’s Tale, logiCally, Mass Effect 3 N7 Digital Deluxe Edition (2012), Rise of the Triad, Rise of Venice, Shadow Empire, Shenmue I e II, Rainbow Six Lockdown de Tom Clancy e XCOM : Chimera Squad.

Proton 6.3-1 da Valve adiciona suporte para mais jogos e melhora suporte do controlador do PlayStation 5

Além disso, Proton 6.3-1:

  • melhora o layout do controlador e hot-plugging para os videogames Hades e Slay the Spire;
  • melhora o suporte de direção G29 no videogame Assetto Corsa Competizione;
  • traz melhor suporte para controladores PlayStation 5;
  • adiciona suporte para definir prioridades de thread via RTKit;
  • melhora a entrada Uplay;
  • aperfeiçoa o suporte de vídeo;
  • melhora o suporte para layouts de teclado fora dos EUA;
  • e melhora o tempo de inicialização e compatibilidade VR.

Sob o capô, Proton 6.3-1 usa a camada de compatibilidade Wine 6.3 para executar aplicativos e jogos do Windows em plataformas Linux/UNIX, DXVK 1.8.1 implementação baseada em Vulkan do Direct3D 9/10/11 no Linux, bem como wine-mono 6.1 .1, FAudio 21.03.05 e vkd3d-proton 2.2.

Você pode baixar o Proton 6.3-1 agora mesmo da página do projeto no GitHub. No entanto, apenas o tarball de origem é fornecido para integradores de sistema operacional Linux. Os usuários regulares devem instalar a nova versão do Proton a partir dos repositórios de software de sua distribuição GNU/ Linux favorita quando estiver disponível, se quiserem ter uma melhor experiência de jogo ao executar jogos do Windows no Linux.

Driver Vulkan da Intel adiciona rasterização conservadora e ajuda DXVK/VKD3D para jogos em Linux

O driver Vulkan “ANV” de código aberto da Intel agora suporta a extensão Vulkan EXT_conservative_rasterization que é mais notavelmente usada pelo DXVK para traduzir Direct3D sobre esta API gráfica e o trabalho também está pendente para VKD3D.

A extensão de rasterização conservadora foi introduzida no Vulkan 1.0.67 no início de 2018. O modo de rasterização conservadora permite super ou subestimação para limitar o processo de rasterização e garantir certeza sobre o comportamento de renderização.

DXVK permite opcionalmente usar a extensão como parte de sua implementação Direct3D. A extensão VK_EXT_conservative_rasterization é atualmente necessária para o NVIDIA ShadowLabs lidar com pelo menos Final Fantasy XV, mas presumivelmente outros jogos também. Há também um branch de trabalho em andamento para fazer uso de rasterização conservadora no código VKD3D também para Direct3D 12 sobre Vulkan.

A NVIDIA oferece suporte à extensão desde o dia em que foi lançada em Vulkan. Os drivers AMDVLK e RADV Radeon Vulkan também oferecem suporte à extensão.

Agora, a extensão é suportada pelo driver Mesa Vulkan da Intel no Git à frente do Mesa 21.1.

9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile