in

Puppy Linux 7.0 baseado no Slackware adiciona UEFI Boot Support

Além disso, sistema tem muitas melhorias

Puppy Linux 7.0 baseado no Slackware adiciona UEFI Boot Support

A nova distribuição Puppy Linux 7.0 com base no Slackware adiciona o UEFI Boot Support depois de quase três anos e meio da versão anterior. Além disso, vem com muitas melhorias importantes. A distribuição “Slacko64” do Puppy Linux 7.0 está agora disponível para download usando pacotes TXZ binários do sistema operacional Slackware 14.2 e compatível com repositórios Slackware e Salix.

A distribuição Puppy Linux é famosa por sua leveza. Então, serve para inicializar em qualquer computador x86. Por outro lado, esta versão vem também com suporte para inicialização em computadores UEFI de 64 bits e 32 bits. Além disso, esta versão apresenta suporte experimental para ferramentas UEFI como efivar, efivarfs, mokutil e sbsigntoo. Também vem com suporte para o instalador FrugalPup do Puppy Linux para instalar a distribuição em computadores UEFI e BIOS de 64 ou 32 bits em qualquer unidade de disco local, dispositivos USB ou SD/MMC.

Outros novos recursos do Puppy Linux 7.0 “Slacko64” incluem:

  • a capacidade de inicializar arquivos ISO a partir da unidade de disco local ou um dispositivo USB externo;
  • inicializar a partir de unidades eMMC e cartões SD;
  •  unidade A totalmente compatível e intercambiável e suporte a unidade Y;
  • e a capacidade de alterar os kernels com mais facilidade.

O ambiente gráfico padrão do Puppy Linux sempre foi JWM (Joe’s Window Manager).

Puppy Linux 7.0 baseado no Slackware adiciona UEFI Boot Support

Puppy Linux 7.0 baseado no Slackware adiciona UEFI Boot Support

A nova versão atualiza o gerenciador de janelas JWM para a versão 2.3.6. Além disso, adiciona uma série de melhorias, como:

  • ícones aprimorados em todo o sistema;
  • instaladores para os navegadores Google Chrome, Opera, Brave e Vivaldi, bem como Mozilla Firefox ESR.

A estrutura de multimídia de código aberto FFmpeg foi introduzida também no Puppy Linux 7.0 “Slacko64”. Objetivo é oferecer suporte imediato para programas multimídia como MPlayer e pMusic, junto com Samba. Portanto, deve tornar mais fácil o compartilhamento de arquivos entre PCs com Windows e Linux. Por outro lado, o Evince do GNOME agora é o visualizador de PDF padrão.

Além disso, a distribuição é alimentada pelo kernel Linux 4.19.164 LTS. Assim, inclui todas as últimas correções de bugs e atualizações de pacotes dos repositórios de 64 bits do Slackware 14.2. Para melhor suporte de hardware, os usuários poderão instalar diferentes kernels dos repositórios após instalar a distro em seus computadores pessoais.

Veja aqui o anúncio oficial do lançamento. Se quiser experimentar, acesse os links abaixo.

Downloads

slacko64-7.0.0.iso (343MB, SHA256)

slacko-7.0.iso (323MB, SHA256)

9to5 Linux