Puppy Linux 7.0 baseado no Slackware adiciona UEFI Boot Support

A nova distribuição Puppy Linux 7.0 com base no Slackware adiciona o UEFI Boot Support depois de quase três anos e meio da versão anterior. Além disso, vem com muitas melhorias importantes. A distribuição “Slacko64” do Puppy Linux 7.0 está agora disponível para download usando pacotes TXZ binários do sistema operacional Slackware 14.2 e compatível com repositórios Slackware e Salix.

A distribuição Puppy Linux é famosa por sua leveza. Então, serve para inicializar em qualquer computador x86. Por outro lado, esta versão vem também com suporte para inicialização em computadores UEFI de 64 bits e 32 bits. Além disso, esta versão apresenta suporte experimental para ferramentas UEFI como efivar, efivarfs, mokutil e sbsigntoo. Também vem com suporte para o instalador FrugalPup do Puppy Linux para instalar a distribuição em computadores UEFI e BIOS de 64 ou 32 bits em qualquer unidade de disco local, dispositivos USB ou SD/MMC.

Outros novos recursos do Puppy Linux 7.0 “Slacko64” incluem:

  • a capacidade de inicializar arquivos ISO a partir da unidade de disco local ou um dispositivo USB externo;
  • inicializar a partir de unidades eMMC e cartões SD;
  •  unidade A totalmente compatível e intercambiável e suporte a unidade Y;
  • e a capacidade de alterar os kernels com mais facilidade.

O ambiente gráfico padrão do Puppy Linux sempre foi JWM (Joe’s Window Manager).

Puppy Linux 7.0 baseado no Slackware adiciona UEFI Boot Support

A nova versão atualiza o gerenciador de janelas JWM para a versão 2.3.6. Além disso, adiciona uma série de melhorias, como:

  • ícones aprimorados em todo o sistema;
  • instaladores para os navegadores Google Chrome, Opera, Brave e Vivaldi, bem como Mozilla Firefox ESR.

A estrutura de multimídia de código aberto FFmpeg foi introduzida também no Puppy Linux 7.0 “Slacko64”. Objetivo é oferecer suporte imediato para programas multimídia como MPlayer e pMusic, junto com Samba. Portanto, deve tornar mais fácil o compartilhamento de arquivos entre PCs com Windows e Linux. Por outro lado, o Evince do GNOME agora é o visualizador de PDF padrão.

Além disso, a distribuição é alimentada pelo kernel Linux 4.19.164 LTS. Assim, inclui todas as últimas correções de bugs e atualizações de pacotes dos repositórios de 64 bits do Slackware 14.2. Para melhor suporte de hardware, os usuários poderão instalar diferentes kernels dos repositórios após instalar a distro em seus computadores pessoais.

Veja aqui o anúncio oficial do lançamento. Se quiser experimentar, acesse os links abaixo.

Downloads

slacko64-7.0.0.iso (343MB, SHA256)

slacko-7.0.iso (323MB, SHA256)

9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile