Puri.sm lança LapDock para seu smartphone Librem 5

Com isso, a tela deve ser reproduzida do smartphone ara um computador sem maiores problemas.

A Puri.sm, fornecedora de kits para liberdade e privacidade, lançou um dispositivo que transforma o smartphone Librem 5 em um laptop. O fornecedor californiano disse que o novo kit se junta ao catálogo de laptops e smartphones totalmente baseados em software livre: o LapDock. A Puri.sm não fabrica o novo dispositivo em si – em vez disso, tem uma parceria com outra empresa californiana, a Nex Computer. Em resumo, a Puri.sm lança LapDock para seu smartphone Librem 5.

Kit LapDock inclui um dock NexDock 360, além de um cabo USB-C curto e um suporte magnético para o telefone, que permite que o dispositivo combinado tenha ambas as telas visíveis e utilizáveis como um todo.

A Puri.sm vende laptops totalmente FOSS há quase uma década. Em 2021, saiu o novo smartphone com base no Linux, o Librem 5 . No ano passado, seu fundador e CEO deu detalhes sobre seu hardware e software.

Puri.sm lança LapDock para seu smartphone Librem 5

A tecnologia que vale a pena aqui é que os smartphones e laptops Librem executam sistemas operacionais muito relacionados. Se você não ler a descrição da empresa com bastante atenção, pode ficar com a impressão de que é o mesmo sistema operacional: a distribuição Linux interna da empresa, PureOS, que você pode baixar e executar em seu próprio PC.

Essa distribuição, PureOS, é x86-64 para PC compatível, enquanto o telefone tem um quad-core Arm Cortex-A53 i.MX8M SoC. Portanto, existem pelo menos duas edições da distro: uma x86-64 para PCs genéricos e uma Arm para o telefone Librem. Pelo que sabemos, a edição Arm do sistema operacional não é executada em dispositivos de outros fornecedores.

Mesmo assim, esta é uma conquista significativa: tanto os PCs quanto os telefones rodam o PureOS 10, baseado no Debian 11, e rodam shells baseados no GNOME: GNOME Shell 40 na área de trabalho e Phosh no telefone.

A empresa fala honestamente sobre a experiência de convergência, ou seja, usar o telefone como um dispositivo do tipo desktop – incluindo trechos de arquivos de configuração e assim por diante. Gostamos de ler isso e recomendamos as postagens do blog da empresa sobre a experiência inicial , bem como as metas.

O último post aponta que, tecnologicamente, isso não é novo – as pessoas estavam usando o Motorola Atrix LapDock para criar laptops com Raspberry Pi há uma década. Não tinha gerenciamento de energia e você precisava de alguns cabos, mas funcionava e era totalmente utilizável. Uma versão Raspberry Pi 4 é muito mais utilizável com Linux e é mais rápida que um Librem 5.

O Librem 5 com Cortex-A53 não é um telefone muito poderoso para os padrões contemporâneos, mas nesta indústria impulsionada pelo hype, é fácil esquecer que mesmo um smartphone relativamente barato ainda é um computador poderoso para os padrões de apenas uma década atrás. D mesmo modo, é perfeitamente capaz de uso diário. Por mais que o padrão USB-C seja um pesadelo, para um trabalho como esse ele é perfeito: um único conector alimenta o telefone, conecta-o ao teclado e trackpad do dock e transmite vídeo e som.

Não dá para esquecer que há uma década alguns Windows Phones eram realmente muito bons. Em vez de tentar remediar problemas, a Microsoft simplesmente eliminou o Windows Phone. A era do telefone que também pode ser um tablet ou um computador completo está chegando, graças à FOSS. A decisão da Microsoft pode ter sido prematura.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile