in

Purism anuncia Pureboot para proteger o Linux

A Purism anunciou o PureBoot, um processo de inicialização centralizado, altamente seguro e completo para seus computadores com Linux e todos os que desejam proteger melhor seus PCs com Linux. Assim, o Pureboot tem como principal finalidade proteger o Linux.

O que é o Pureboot

[tnm_video layout=”mnmd-post-media-wide”]https://www.youtube.com/watch?v=wNCac4VfHKE&feature=youtu.be[/tnm_video]

O Pureboot foi apelidado de “processo de inicialização de alta segurança”. Promete ser uma solução completa e segura para processos de inicialização em laptops e desktops que executam Linux. Assim, isso inclui o PureOS baseado em Debian da Purism, que vem pré-instalado com os laptops Librem 13 e Librem 15.

O PureBoot não é um novo software, mas uma coleção de padrões de software e segurança que a Purism já usa em seus laptops Linux, incluindo o token de segurança Librem Key USB, um chip TPM (Trusted Platform Module), a substituição de BIOS sem coreboot, o manipulador Heads – software de inicialização remota, o Intel ME (Mecanismo de Gerenciamento) desabilitado e a autenticação de vários fatores.

Com isso, o PureBoot promete não apenas controlar totalmente o processo de inicialização do seu computador Linux. A ideia é que ele também possa protegê-lo de várias ameaças.

Entre as proteções, estão o roubo de dados, rootkits de kernel e malware de BIOS. Também protege de riscos do Intel Management Engine e intervenções do governo. Do mesmo modo, evita qualquer outra adulteração que possa ocorrer durante o processo de envio do seu PC com Linux.

Na Purism, acreditamos que você merece segurança sem sacrificar o controle ou a conveniência. Assim, temos o prazer de anunciar o PureBoot, nossa coleção de software e medidas de segurança projetadas para proteger o processo de inicialização, mantendo todas as chaves, disse Kyle. Rankin, diretor de segurança da Purism.

Disponível no segundo trimestre de 2019

A Purism diz que o PureBoot será incluído por padrão com todos os novos carregamentos de seus laptops Librem. Além disso, planeja tornar mais fácil para os clientes de laptop Librem existentes e proprietários de chaves Librem atualizarem para o PureBoot. Isso deve ocorrer nos próximos meses. No entanto, neste caso, deve esperar a disponibilidade do PureBoot no segundo trimestre de 2019.

Para entender melhor como o PureBoot funciona e como ele garantirá altos padrões de segurança para o processo de inicialização de seus computadores Linux, recomendamos estudar a documentação oficial.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.