Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

12/10/2021 às 11:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Python desbanca a C e se torna a linguagem de programação mais popular de acordo com o índice TIOBE

Depois de muito tempo, houve uma queda das principais concorrentes.

Python desbanca a C e se torna a linguagem de programação mais popular de acordo com o índice TIOBE
Rate this post

Ótimas notícias para os usuários regulares da linguagem de programação Python. É que primeira vez em mais de 20 anos, a Python se autoproclama líder nas linguagens de programação mais populares da atualidade. E quem aponta o resultado é a TIOBE, que se encarrega de monitorar a popularidade dessas linguagens todos os dias.

Em um mundo onde C e Java eram os líderes indiscutíveis a esse respeito, a Python foi gradualmente aumentando e adicionando seguidores à sua linguagem. Na verdade, foi em novembro do ano passado quando consegui derrubar o Java pela primeira vez em muito tempo. Hoje existem diversos ambientes em que o Python é utilizado, principalmente devido à sua versatilidade e facilidade de aprendizado.

O linguagem mais pesquisada da rede

Para calcular o índice de popularidade das linguagens de programação, o TIOBE depende do número de resultados nos diferentes motores de busca. Embora a medição com este método possa, a priori, ser algo que carece de profundidade, já que não leva em consideração a opinião de seus usuários, é uma métrica muito interessante de se levar em conta, pois cada vez mais usuários estão demonstrando interesse por essa língua .

Python desbanca a C e se torna a linguagem de programação mais popular de acordo com o índice TIOBE
Tiobe 2021

Geralmente, C, Java e Python são sempre os protagonistas de todas as pesquisas sobre a popularidade das linguagens de programação. Porém, que a linguagem desenvolvida por Guido van Rossum está liderando pela primeira vez no ranking da TIOBE é algo que deve ser destacado. Desta vez, foi graças ao declínio da popularidade de seus concorrentes C e Java. A primeira caiu 5,79%, enquanto a Java caiu 2,11%.

Python desbanca a C e se torna a linguagem de programação mais popular de acordo com o índice TIOBE

Se formos para outras listas populares, como o IEEE Spectrum, sabemos que Python também é o líder indiscutível desde a publicação da lista mencionada. Dessa forma, tudo indica que o Python continuará crescendo e expandindo suas possibilidades.

A linguagem Python surgiu como uma alternativa simples ao Perl, amadurecendo a cada passo que dava. Atualmente possui uma infinidade de bibliotecas para realizar tarefas baseadas em nosso código, e seu uso em um grande número de campos o torna uma linguagem de programação tremendamente consolidada hoje. Se continuar neste ritmo, o Python pode muito bem continuar no topo de muitas outras listas.

A nova versão é Python 3.10 que foi recentemente lançada. Assim, a Python 3.10 traz suporte para variáveis de especificação de parâmetro, números de linha precisos para depuração e outras ferramentas, apelidos de tipo explícito, correspondência de padrão estrutural, EncodingWarning opcional, escrevendo tipos de união como X|Y, e uma variedade de outras mudanças. também estamos vendo algumas pequenas melhorias de desempenho com o Python 3.10 em comparação com as versões anteriores do Python.

Via Genbeta

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.