Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

25/08/2021 às 13:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Python é a melhor linguagem de programação para quem quiser seguir carreira

IEEE divulga ranking anual de linguagens de programação mais promissoras.

Python é a melhor linguagem de programação para quem quiser seguir carreira

O IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) publicou seu ranking anual de linguagens de programação. E, como a instituição destaca em sua própria publicação —Spectrum—, a principal conclusão que podemos tirar desse estudo é que “aprender Python” é a melhor alternativa para quem quer aprender uma linguagem de programação.

Conhecer esta linguagem bem o suficiente para ser capaz de usar uma das muitas bibliotecas escritas para ela provavelmente vale a pena.

Um domínio que tem muito a ver com sua versatilidade (e Python é uma referência em campos tão díspares quanto programação embarcada ou grandes projetos de inteligência artificial). No entanto, muitas tarefas ainda exigem soluções especializadas, como R, SQL e Matlab.

Python é a melhor linguagem de programação para quem quiser seguir carreira

Screenshot 20210825 093442

Outras linguagens generalistas continuam a ter um grande peso nos projetos de desenvolvimento graças aos seus próprios méritos e à base pré-existente de software desenvolvido graças a elas . Esse seria o caso dos outros quatro integrantes do Top 5 do ranking: Java, C, C ++ e JavaScript.

O que o IEEE mede com esta classificação é a popularidade de diferentes linguagens, que deduz de seu uso e menciona em diferentes plataformas como GitHub, Reddit, Stack Overflow, Hacker News, Google ou Twitter.

Dado que cada utilizador pode individualmente dar maior peso a uma ou outra fonte, o site oficial de classificação permite-nos criar a nossa própria classificação de línguas personalizada (para isso também podemos recorrer à exclusão por categorias):

A classificação IEEE pode ser controversa devido à inclusão de certas ‘linguagens’, como HTML (classificação 9) ou Arduino (classificação 11), que nem todos considerariam linguagens de programação:

Python é a melhor linguagem de programação para quem quiser seguir carreira

Adotamos uma abordagem pragmática para definir o que é uma linguagem de programação: HTML pode não ser de uso geral, mas achamos que seria loucura excluí-lo com base nisso.

Da mesma forma, você poderia argumentar que o código do Arduino é simplesmente escrito em um subconjunto de C ++, mas não é isso que as pessoas estão procurando quando estão tentando fazer seus LEDs piscarem, diz o comunicado sobre o ranking das linguagens de programação.

Top 25 acolhe linguagens poderosas como C # (6), Go (8), Rust (17) ou Kotlin (19), junto com clássicos que deixam claro que, não importa quantos anos, eles ainda têm muito para contribuir, como Assembler (18), scripts de shell (23) ou Fortran (25). Mais abaixo, mas ainda acima da posição 50, podemos encontrar antigos gigantes da programação como LISP, Prolog ou Cobol.

Via Genbeta

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.