in

Qt 5.15 lançado com melhorias gráficas

Esta é mais uma versão antes do esperado Qt 6.

Avançam trabalhos em torno do novo KDE 6

Depois de alguns dias de atraso ainda não explicado mas que, talvez, seja devido ao confinamento imposto pela pandemia de coronavírus, foi finalmente lançado o Qt 5.15 com melhorias gráficas. Esta é, portanto, mais uma versão preparatória para o Qt 6, que promete ser uma grande atualização deste recurso.

Apesar desses dias de atraso, Lars Knoll da The Qt Company fez o anúncio oficial do Qt 5.15.0 com toda pompa que merece.

Estou muito feliz em anunciar que lançamos o Qt 5.15 LTS hoje. O Qt 5.15 será o último lançamento da série Qt 5. Como tal, é um pouco especial e muito trabalho foi feito nos preparativos para o Qt 6, nosso próximo grande lançamento. Embora o Qt 5.15 seja suportado como de costume para todos os nossos usuários, o Qt 5.15 também fornecerá suporte de longo prazo por três anos a todos os detentores de licenças comerciais , incluindo o novo Qt for Small Business . A opção de suporte estendido está disponível após o período de suporte de três anos, disse Lars.

Qt 5.15 lançado com melhorias gráficas

Assim, o Qt 5.15 é uma grande atualização do LTS e a última antes do lançamento do Qt 6.0 previsto para o final de 2020. O Qt 5.15 oferece muitas melhorias gráficas, incluindo o isolamento do seu renderizador OpenGL em um plug-in e suporte experimental para o Vulkan com seu código de plataforma Wayland.

A camada EGLFS incorporada da Qt introduziu o suporte ao Vulkan através da extensão VK_KHR_display. Além disso, o Qt 5.15 está trazendo:

  • maior multithreading nos métodos de escala e conversão do QImage;
  • suporte para renderização em várias superfícies com o Qt Multimedia;
  • qmlformat para formatar o código QML de acordo com as diretrizes de codificação QML;
  • suporte para o operador coalescente nulo com QML;
  • um Qt atualizado WebEngine;
  • suporte nativo à caixa de diálogo de arquivos no Android;
  • e inúmeras outras melhorias para este kit de ferramentas de código aberto.

Mais detalhes sobre o Qt 5.15 e todas as suas melhorias podem ser encontradas facilmente no blog Qt.

Qt Design Studio

Do mesmo modo, quem também está disponível a partir de hoje, é o Qt Design Studio 1.5 através dos instaladores on-line e off-line.

O Qt Design Studio 1.5 vem com um editor 3D totalmente suportado, que permite projetar UIs 2D e 3D perfeitamente integradas.

Qt 5.15 lançado com melhorias gráficas

Pegamos os melhores conceitos do Qt 3D Studio e os transportamos para o Design Studio. Esta é a primeira vez que temos uma ferramenta de design unificada que suporta 2D e 3D.

Para otimizar a colaboração entre designers e desenvolvedores, o Qt Design Studio pode ser usado por designers e desenvolvedores.

Qt 5.15 lançado com melhorias gráficas

Para informações detalhadas sobre o Qt Design Studio, visite a página de documentação on-line.

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.