in

Qt 6.1 Beta 2 lançado e Qt-Project.org chamado para revival

A previsão é que a versão estável saia em abril.

Qt 6.0.3 lançado com cerca de 40 correções de bug

Esta semana marcou a chegada do Qt 6.1 Beta 2 para fornecer as últimas correções de bugs para este kit de ferramentas de plataforma cruzada antes do lançamento planejado no próximo mês. No entanto, além do Qt 6.1 Beta 2 lançado, o Qt-Project.org foi chamado para um revival.

Assim, o novo Qt 6.1 beta chegou apenas no início de março, e já agora o segundo beta está aqui. Até que chegue a versão final, pelo menos mais três betas são esperados nas próximas semanas.

A Qt Company continua com o objetivo de lançar o kit de ferramentas Qt 6.1 por volta do final de abril, que é parte de seu plano de enviar o Qt 6.1 / 6.2 mais cedo do que seria com seu ciclo de lançamento convencional de seis meses para colocar o Qt6 em funcionamento mais rápido. No momento, a lista de bugs do bloqueador indica pouco menos de uma dúzia de bugs.

Qt 6.1 Beta 2 lançado e Qt-Project.org chamado para revival

Qt 6.1 Beta 2 lançado e Qt-Project.org chamado para revival

Qt 6.1 traz Qt Lottie para o mundo Qt6 depois de não torná-lo para 6.0, Qt State Machines para fornecer módulos SCXML e StateMachine no mundo Qt6, o teclado virtual Qt também está disponível no Qt 6 com várias melhorias também, e Qt Device Utilities foi introduzido com vários recursos de rede. 

O Qt 6.1 também apresenta:

  • novas funções aritméticas seguras contra estouro para Qt Core;
  • os invólucros de API Vulkan para Qt GUI agora expõem APIs de núcleo Vulkan 1.1/1.2;
  • suporte para plug-ins SSL em QtNetwork foram adicionados;
  • QNetworkInformation é novo para expor informações de rede de sistema;
  • e QtQuick3D tem uma prévia da tecnologia de suporte à renderização instanciada. 

Em um estado de visualização de tecnologia para o Qt 6.1 estão as partículas 3D do QtQuick3D para cenas 3D.

O breve anúncio do lançamento do Qt 6.1 Beta 2 pode ser encontrado na lista de discussão.

Revival

Outra informação importante é que a The Qt Company procura reviver o domínio Qt-Project.org. O Qt-Project.org anteriormente era o principal site do projeto da comunidade de código aberto. Contudo, atualmente apenas servia como um redirecionamento para o Qt.io, que é obviamente controlado pela The Qt Company e focado principalmente em promover os produtos da The Qt Company.

A proposta desta semana era reviver o Qt-Project.org e usá-lo como a “cara” do projeto Qt de código aberto. Em particular, o Qt-Project.org enfatizará como os desenvolvedores de código aberto podem contribuir para o projeto de código aberto e não duplicar o conteúdo do Qt.io. 

A aparência inicial proposta e os dados iniciais para o local do projeto podem ser encontrados nesta página. Até agora, parece que a comunidade Qt está animada em ver o Qt-Project.org restaurado com foco em encorajar contribuidores.

Conheça o JingPad A1: primeiro tablet 5G baseado em Linux

Conheça o JingPad A1: primeiro tablet 5G baseado em Linux

a-atualizacao-do-patch-1-2-do-cyberpunk-2077-finalmente-e-lancado

A atualização do patch 1.2 do Cyberpunk 2077 finalmente é lançado