Qt e LG levam webOS para outros setores

Red Hat deve parar desenvolvimento do servidor X.Org

A LG Eletronics, em parceria com a Qt, quer levar seu sistema famoso nos televisores da marca para uma plataforma mais abrangente. A ideia é levar o sistema para automóveis, robótica e casas inteligentes. A Qt é uma empresa finlandesa de desenvolvimento de tecnologia. Assim, Qt e LG levam webOS para outros setores.

O objetivo principal da junção de forças entre as duas empresas é transformar o webOS, sistema operacional exclusivo da LG. A empresa coreana quer transformar o webOS na principal plataforma para dispositivos inteligentes embarcados. Assim, deve torná-lo presente em sistemas eletrônicos de capacidade computacional.

Como Qt e LG levam webOS para outros setores

Há pouco mais de um ano, a LG já havia anunciado o lançamento de uma versão de código aberto do sistema operacional. Foi uma tentativa de que os fabricantes de dispositivos inteligentyes adotassem seu sistema. Porém, na verdade, a LG e a The Qt Company têm trabalhado juntas no webOS desde 2014. Isso ocorreu após a LG adquirir o sistema operacional desenvolvido pela Palm.

Através da extensa parceria técnica e de negócios, a Qt e a LG poderão oferecer a seus clientes o sistema operacional mais abrangente para dispositivos inteligentes nos setores automotivo, de robótica e de residências inteligentes, diz o comunicado conjunto das empresas.

Ainda segundo a nota:

Os dispositivos inteligentes têm o potencial de oferecer uma experiência incomparável ao cliente onde quer que estejamos – em nossas casas, carros e em qualquer lugar entre os dois, disse IP Park, presidente e CTO da LG Electronics. Nossa parceria com a Qt nos permite melhorar drasticamente o webOS, oferecendo aos nossos clientes a plataforma mais avançada para a criação de dispositivos e serviços altamente imersivos. Estamos ansiosos para continuar nossa longa colaboração com a Qt para oferecer experiências memoráveis nas excitantes áreas de automóveis, casas inteligentes e robótica.

Portanto, em breve poderemos ter relógios inteligentes, robôs controlados por voz e sistemas veiculares conectados rodando o webOS da LG. A plataforma webOS já está presente nas Smart TVs LG e outros dispositivos domésticos inteligentes. A concorrente Samsung tem ambições semelhantes para o seu próprio sistema operacional Tizen de código aberto.

Sair da versão mobile