Distribuições Linux mais leves do mundo Linux?

Elas foram feitas para voar. E também para serem rodadas em computadores mais simples ou antigos. Estamos falando das distribuições Linux ultra-leves. Elas prometem muita rapidez e facilidade. Mas quais as distros mais leves do mundo Linux?

De fato, existe no mundo das distros uma série de sistemas que se destacam por sua incrível velocidade e pouco peso em megabytes. No entanto, claro, elas não são dotados de uma enorme presença de aplicativos.

Há muitas distribuições para escolher quando se decide o que rodar diariamente, porém algumas são tão pequenas que até causam duvidassem relação ao funcionamento. Pequenas no tamanho, grandes no desempenho. Essas distros Linux são poderosas. Elas têm um sistema operacional que administra um computador com menos de 1 GB de armazenamento e metade de RAM, além dos mais recentes softwares. É ver para acreditar. 

Porteus

O Porteus oferece algumas opções de desktop, com a menor imagem em torno de 270MB e a maior de 350MB. Isso faz com que seja uma das maiores imagens do pequeno GNU/Linux. Porém, a maior parte desse espaço é dedicada a garantir uma experiência de desktop suave, a ponto de você provavelmente esquecer que está usando uma distribuição live. Instalar o Porteus em um SSD ou carregá-lo na RAM durante a inicialização resulta em um ambiente tão perfeito que você não acreditará que seu sistema operacional ocupe menos espaço do que a metade de um CD-ROM.

O Porteus é pequeno no sentido de que sua imagem base é comparativamente pequena. No entanto, dependendo da área de trabalho escolhida, ele pode facilmente requerer até 1GB de RAM para rodar. Já outras pequenas distribuições GNU/Linux tendem a tirar proveito de aplicativos minimalistas para preservar espaço e recursos. Seu lado menos amigável é que é baseado no Slackware, então…

Bodhi

Bodhi GNU/Linux pode não parecer pequeno à primeira vista como as distros que veremos a seguir, com uma imagem ISO de 740MB. Contudo, uma vez instalado, você será surpreendido como pequeno ele é. O Bodhi trabalha sem problemas com apenas 512 MB de RAM, porém parece com a área de trabalho futurista. Bodhi usa o gerenciador de janelas Enlightenment, uma linda interface de usuário que foi criada para ser pequena e poderosa ao mesmo tempo.

Os aplicativos de configuração Bodhi e os painéis de configuração do sistema são interfaces personalizadas para a grande variedade de opções do Enlightenment. Bodhi torna algumas opções padrão adequadas para você e fornece um subconjunto de opções. Se você é um usuário apaixonado do Enlightenment, a versão que Bodhi usa, Moksha, pode ser atraente o suficiente para você, e para muitos usuários.

SliTaz

A imagem do SliTaz Linux é de cerca de 51MB, aproximadamente quatro vezes o tamanho do Tiny Core, com uma impressionante coleção de drivers e aplicativos incluídos. Na verdade, se você não sabia, você poderia pensar que começou com uma imagem do Ubuntu de 1 GB porque tudo o que você esperaria de uma imagem básica de inicialização está lá: editor de texto, navegador da web, programa de pintura, aplicativo de folha cálculo e assim por diante.

Você pode executar o SliTaz a partir de uma unidade de 128 MB em um sistema com 512 MB de RAM, e o desempenho será excelente. O desempenho diminui ao navegar em sites pesados, mas o navegador leve Midori incluído mantém a maioria dos sites carregando rapidamente.
No momento da inicialização, você pode optar por executar o SliTaz sem uma interface gráfica; funciona muito bem com apenas 64MB de RAM.

Puppy

Antes do Tiny Core, do SliTaz, do AntiX ou do Porteus, havia o Puppy Linux. Puppy, uma das pequenas distribuições originais do GNU/Linux, tem resistido por uma década e meia como um sistema operacional de inicialização confiável para computadores antigos e novos usuários.

Na primeira inicialização, a Puppy faz todo o possível para guiar o usuário pelas etapas necessárias para garantir que tudo funcione conforme o esperado. Há muitas janelas que você tem que atravessar. Porém, tendo passado por  todas elas, você sabe sem dúvida o que funciona e o que não funciona antes de decidir se instala ou não.

Puppy tem quase 300MB, porém precisa de pelo menos 1GB de RAM. Então, não é exatamente o GNU/Linux mais leve disponível. No entanto, ainda é um grande sistema operacional de menos de 1 GB. Assim, entre os sistemas operacionais nessa categoria, é um dos mais amigáveis.

Tiny Core

Com 11MB para um console de texto e 16MB para uma interface gráfica, o Tiny Core é quase impossivelmente pequeno.

Por padrão, o Tiny Core inclui o sistema operacional básico, supondo que você tenha uma conexão Ethernet com a Internet para instalar apenas os aplicativos necessários. É um modelo tão eficiente que nem inclui um aplicativo para instalar o sistema operacional. Porém, você pode baixá-lo do repositório do Tiny Core quando estiver pronto para instalá-lo.

O Tiny Core requer apenas 16 MB. O desempenho só diminui quando navega na Internet. No entanto, a falha parece ser mais um problema dos sites modernos que da distro em si. Sem uma interface gráfica, o Tiny Core funciona bem com apenas 64 MB de RAM.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile