Notícias

08/01/2022 às 22:10

9 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Quais as linguagens de programação mais amadas e odiadas em 2021?

Python ainda é linguagem de programação mais amada!

Quais as linguagens de programação mais amadas e odiadas em 2021?

Se você é um programador iniciante, deve ter procurado a “melhor linguagem de programação”, pois sempre deseja aprender a linguagem de codificação de alta demanda para ter uma carreira brilhante. É por isso que a Hired publica o relatório “Estado do engenheiro de software” todos os anos para destacar as tendências no desenvolvimento de software.


Vamos discutir porque os desenvolvedores os votaram como as linguagens de programação mais amadas ou odiadas no relatório de 2021.

Linguagens de programação mais amadas em 2021

Na pesquisa da Hired, os desenvolvedores mencionaram os seguintes motivos para amar a referida linguagem de programação.

1. Python

Sem nenhuma surpresa, o Python está no topo da lista das línguas mais amadas, novamente. De acordo com o relatório publicado pelo HackerRank, o Python também é uma das linguagens de programação que mais crescem.

Se você quiser saber o motivo, lembre-se das palavras-chave, Inteligência Artificial, Cientista de dados e Machine Learning. E você receberá sua resposta.

Cerca de 73% dos desenvolvedores adoram essa linguagem devido ao seu grande ecossistema. Posteriormente, devido ao aumento generalizado, as comunidades do Python contribuíram muito para o desenvolvimento de bibliotecas e pacotes. Isso torna o Python uma linguagem favorável para os desenvolvedores.

2. Javascript

Javascript é a única linguagem que pode ser usada para o desenvolvimento de front-end e back-end. Portanto, sua popularidade continua aumentando entre os engenheiros e até supera o Java.

O Javascript é usado principalmente pelos desenvolvedores do Full Stack, que também são as habilidades mais requisitadas para desenvolvedores em 2021. Portanto, há vários tutoriais e soluções disponíveis, o que incentiva os programadores a seguir o Javascript.

3. Java

A maioria das pessoas pensa que o Java está perdendo sua popularidade. No entanto, se você observar as estatísticas divulgadas por várias empresas de tecnologia, sempre encontrará o Java entre as principais linguagens de programação.

Você já se perguntou por que é assim? Mesmo iniciantes preferem tentar linguagens de script como Javascript ou Python, em vez de linguagens orientadas a objetos como Java ou C ++. Então, o que torna o Java tão desejável?

O principal motivo é que nada menos de 45% das grandes empresas ainda dependem da linguagem Java. Se você olhar para a pilha de tecnologias das principais empresas de tecnologia, poderá encontrar facilmente o Java nela.

Linguagens de programação mais odiadas em 2021

1. Ruby

Quais as linguagens de programação mais amadas e odiadas em 2020?

Ruby é uma linguagem de programação de uso geral semelhante ao Python. Ruby também é usada para desenvolvimento web e análise de dados.

Porém, a Ruby ainda está entre as linguagens de back-end preferidas, já que Javascript e Python oferecem uma dura concorrência.

Cerca de 15% dos desenvolvedores abandonam uma linguagem devido à falta de suporte da comunidade. E Ruby tem a menor comunidade em comparação com Javascript e Python.

O PHP foi classificado como a linguagem de programação mais odiada em 2019, mas conseguiu subir uma posição na lista este ano. No entanto, ele ainda está entre as linguagens de programação menos amadas, que dizem respeito à comunidade de desenvolvedores PHP.

Por uma vez, o PHP costumava ser a linguagem de programação mais usada para desenvolvimento web. Contudo, o surgimento de alternativas ao Python como o Node.js levou à queda da popularidade.

3. Objective-C

A fama decrescente do Objective-C está diretamente ligada à crescente popularidade do Swift, que fornece recursos avançados que o Objective-C não possui.

Cerca de 46% dos engenheiros migram de sua linguagem de programação atual, pois a consideram complexa e esmagadora. Portanto, a simplicidade do Swift obriga vários desenvolvedores a mudar do Objective-C.

Fossbytes

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×