Quais os motivos por trás da queda do Bitcoin?

Muitas pessoas vão dizer que o momento de investir na criptomoeda é o atual

Apesar de os fãs da criptomoeda Bitcoin não acreditarem que ela passa por problemas, não podemos fechar os olhos e dizer que ela não se manteve em queda nos últimos dias. Mas, quais os motivos por trás dessa queda do Bitcoin?

O Bitcoin caiu mais de 25% em apenas cinco dias, atingindo o menor valor em 18 meses. Seu pico de quase US$ 70.000, em novembro, parece uma vida atrás.

Imagem: BBC

O que pode estar contribuindo para que haja essa queda do Bitcoin?

Especialistas dizem que isso se deve ao clima global mais amplo. Não é apenas no mundo das criptomoedas que as coisas não parecem boas. A recessão se aproxima, a inflação está subindo, as taxas de juros estão subindo e os custos de vida estão sendo muito afetados. Além do mercado de criptomoedas, os mercados de ações também estão oscilando.

Como resultado, mesmo os grandes investidores são menos livres com seu dinheiro. E muitos investidores comuns têm menos para investir em qualquer coisa. Assim, essa queda no mercado de criptomoedas era quase que inevitável.

Imagem: BBC

Para muitos, um investimento em algo tão volátil e imprevisível quanto a criptomoeda parece um risco muito grande nestes tempos. Não é regulamentado e desprotegido pelas autoridades financeiras, portanto, se você estiver usando suas economias para investir nele e perder valor, ou perder o acesso à sua carteira de criptomoedas, seu dinheiro acabou.

Mercado de criptomoedas afetado

No mês passado, duas moedas de perfil muito mais baixo, mas ainda assim significativas, entraram em colapso. Assim, muita confiança no mercado em geral foi derrubada. Como resultado, as pessoas estão cada vez mais decidindo vender.

Quanto mais pessoas vendem, menos o Bitcoin vale. Isso tem um efeito indireto de mais pessoas vendendo porque podem ver o valor caindo. Além disso, ao contrário de outros ativos mais tradicionais, o Bitcoin não tem valor intrínseco para sustentá-lo, diz a editora de mercados do FT, Katie Martin. “O preço é apenas e puramente o que as pessoas estão dispostas a comprar de você”.

A Binance, a maior exchange global de criptomoedas, pausou todas as retiradas de Bitcoin por algumas horas. Ela disse que isso se deveu a uma “transação emperrada”, embora nem todos acreditassem. E, isso gerou uma enorme agitação nos donos de Bitcoin.

O que pode mudar as coisas?

Para estabilizar o mercado, as pessoas que ainda têm Bitcoin precisariam segurá-lo e outras precisariam começar a comprá-lo novamente. No entanto, os consultores de investimentos pedem cautela tremenda na compra da criptomoeda.

“Honestamente, é um lugar onde apenas os corajosos devem entrar”, disse o diretor administrativo da State Street Advisors, Altaf Kassam, ao programa Wake Up To Money, da BBC Radio 5 Live.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile