Quais os softwares de código aberto que Hollywood utiliza em suas produções?

Emanuel Negromonte
3 minutos de leitura

Você sabia que muitos dos filmes e séries que você assiste usam softwares de código aberto em suas produções? Isso mesmo, alguns dos programas que permitem criar efeitos visuais, animações, modelagens 3D e até mesmo edição de som e vídeo são disponibilizados gratuitamente para qualquer pessoa que queira usá-los. Neste post, vamos conhecer alguns desses softwares e como eles são aplicados em Hollywood.

Blender: Um dos softwares de código aberto mais populares e versáteis, o Blender é capaz de fazer praticamente tudo que se espera de um programa de computação gráfica: modelagem, escultura, animação, simulação, renderização, composição, rastreamento de movimento, edição de vídeo e até mesmo criação de jogos. O Blender é usado por diversos estúdios e profissionais independentes para criar desde curtas-metragens até longas de animação. Alguns exemplos de filmes que usaram o Blender são: Next Gen, da Netflix, Sintel, da Blender Foundation, e Agent 327, da Blender Animation Studio. Saiba também como instalar o Blender no Linux.

GIMP: O GIMP é um software de edição de imagens que oferece ferramentas avançadas para manipular, retocar, compor e criar imagens digitais. O GIMP é usado por muitos artistas e designers para criar conceitos, texturas, matte paintings e até mesmo pôsteres de filmes. Alguns exemplos de filmes que usaram o GIMP são: O Senhor dos Anéis, Avatar, Harry Potter e Star Wars. Leia também como instalar o GIMP no Linux.

Audacity: O Audacity é um software de edição de áudio que permite gravar, editar, mixar e aplicar efeitos sonoros em arquivos de som. O Audacity é usado por muitos produtores de som e música para criar trilhas sonoras, dublagens, foley e até mesmo podcasts. Alguns exemplos de filmes que usaram o Audacity são: Gravidade, Mad Max: Estrada da Fúria, O Grande Hotel Budapeste e A Chegada. Neste tutorial saiba como instalar o Audacity no Linux.

Inkscape: O Inkscape é um software de desenho vetorial que permite criar e editar gráficos vetoriais escaláveis. O Inkscape é usado por muitos ilustradores e designers gráficos para criar logotipos, ícones, diagramas, cartazes e ilustrações. Alguns exemplos de filmes que usaram o Inkscape são: Homem-Aranha no Aranhaverso, Frozen 2, Toy Story 4 e Como Treinar o Seu Dragão 3. Neste guia, saiba como instalar o Inkscape no Linux.

Estes são apenas alguns dos softwares de código aberto que Hollywood utiliza em suas produções. Existem muitos outros que também contribuem para a criação de obras audiovisuais incríveis. Você pode conhecer mais sobre eles visitando os sites oficiais ou assistindo a tutoriais online. Quem sabe você não se inspira a usar algum deles para criar seus próprios projetos?

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.